Mais um concurso público nacional solicitado! Agora, a Polícia Federal enviou um pedido ao Ministério da Justiça para a realização de um certame voltado à área administrativa. A solicitação foi para 734 vagas, destinadas para cargos de níveis médio e superior do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (PECPF), tendo previsão de ingresso em 2024.
Do total de provimentos, 559 vagas seriam para o nível médio, para a carreira de agente administrativo, tendo 175 vagas para o nível superior para os seguintes cargos:
► Administrador – 26 vagas;
► Arquivista – 9 vagas;
► Assistente social – 13 vagas;
► Bibliotecário – 1 vaga;
► Contador – 9 vagas;
► Economista – 3 vagas;
► Enfermeiro – 3 vagas;
► Estatístico – 4 vagas;
► Farmacêutico – 2 vagas;
► Médico – 70 vagas;
► Nutricionista – 1 vaga;
► Odontólogo (30 horas) – 1 vaga;
► Odontólogo (40 horas) – 11 vagas;
► Psicólogo – 6 vagas;
► Técnico em assuntos educacionais – 13 vagas; e
► Técnico em comunicação social – 3 vagas.
Com um aumento de demandas e as constantes aposentadorias, o diretor-geral da corporação, Andrei Augusto Rodrigues, enfatizou a necessidade e importância da realização de um novo concurso público da PF voltado para a área administrativa.
“Não apenas em decorrência do crescimento populacional, mas também em razão da necessidade de repressão a crimes mais complexos e até mesmo ampliação de suas atribuições, o que, naturalmente, exige o aumento proporcional do seu efetivo”, afirmou.
Vale destacar que o último concurso voltado à área administrativa ocorreu em 2013/2014, necessitando de uma reposição em meio ao Plano Especial de Cargos.