fbpx
Início » Blog do Rico » Concurso Marinha do Brasil: corpo de saúde, edital publicado!

Concurso Marinha do Brasil: corpo de saúde, edital publicado!

Postado em 21 mar 2024 em Blog do Rico

Foi publicado hoje pelo Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) o edital referente ao concurso público da Marinha do Brasil, o qual possui vagas destinadas para ingresso no Corpo de Saúde Marinha, para o cargo de Cirurgião-Dentista (CD) em 2024. A inscrições estarão abertas das 8h do dia 22 de Abril até às 23h59min do dia 08 de Maio, horário oficial de Brasília, conforme anunciado previamente pelo SSPM. Os concurseiros interessados poderão encontrar o edital completo aqui.

 

São 3 vagas imediatas destinadas para especialidades de odontopediatria, endodontia e prótese dentária. O concurso seguirá um calendário de eventos detalhado, disponível no anexo II do edital, com todas as datas importantes relacionadas às diversas etapas e eventos do processo seletivo.

 

Normas para o ingresso na Marinha do Brasil

 

Carreira Militar

    • Após ingressar na Marinha do Brasil, todo cidadão prestará um compromisso de honra, aceitando conscientemente as obrigações e deveres militares.

 

    • Os deveres militares incluem dedicação e fidelidade à Pátria, culto aos símbolos nacionais, probidade, lealdade, disciplina, respeito à hierarquia e tratamento digno aos subordinados.

 

 

Corpo de Saúde da Marinha (CSM)

 

    • O CSM é composto pelo Quadro de Médicos (MD), Quadro de Cirurgiões-Dentistas (CD) e Quadro de Apoio à Saúde (S), destinados a garantir a higidez do pessoal militar da Marinha;

 

  • Candidatos aprovados no Quadro de Cirurgião-Dentista, sem certificados específicos, terão que realizar o Curso de Aperfeiçoamento (C-Ap) oferecido pela Escola de Saúde da Marinha;

 

Curso de Formação de Oficiais (CFO)

    • O candidato aprovado realizará o Ensino Militar do CFO no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro.

 

    • O CFO prepara os candidatos para cargos e funções em Organizações Militares da Marinha em todo o país, através de instrução Militar-Naval.

 

    • Durante o CFO, os Guarda-Marinhas perceberão uma remuneração bruta de R$ 9.070,60, além de benefícios como alimentação, uniforme e assistência médica.

 

    • O curso terá duração de aproximadamente 34 semanas, incluindo um Estágio de Aplicação de Oficiais (EAO) de 17 semanas.

 

Normas para Vagas Destinadas a Candidatos Negros

 

  • Seguindo a Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, das vagas destinadas para cada especialidade neste Concurso Público (CP), 20% serão providas para candidatos negros.

 

Ingresso no Corpo de Saúde da Marinha

 

    • O ingresso no CSM ocorrerá no posto de Primeiro-Tenente após aprovação em todas as fases da seleção e do CFO.

 

  • Os Oficiais serão avaliados pela Comissão de Promoções de Oficiais (CPO) antes de completarem 5 anos de nomeação, podendo ser licenciados em caso de avaliação desfavorável.

 

Para mais informações e acesso ao edital completo, os interessados podem visitar o site da Marinha do Brasil. As inscrições estarão abertas no período mencionado, sendo essencial seguir as normas e prazos estabelecidos para participação no Concurso Público.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Palhoça: Processo Seletivo Emergencial!

A previsão do certame é para o segundo semestre

Correios: cronograma prevê concurso para segundo semestre

A previsão do certame é para o segundo semestre

Município de Concórdia E IPRECON – SC: inscrições abertas

Vagas disponíveis no Iprecon, administração e educação pública

TRF 3ª região: edital publicado!

269 vagas + CR com salário de até R$13mil inicial

Cursos Relacionados