As provas do concurso da Agência Nacional de Mineração foram adiadas, faltando poucos dias para a realização destas – que aconteceriam no domingo desta semana, dia 21. A anunciação se deu nesta segunda-feira, 15, no Diário Oficial da União. O documento ainda cita que outros detalhes abordando o ajuste do cronograma estão por ser divulgados mais adiante.
Agora, a nova data está definida para acontecer no dia 16 de maio de 2021. Os candidatos poderão verificar os horários e os locais de aplicação das provas no dia 6 do mesmo mês.
AS VAGAS
Serão 40 vagas de caráter temporário destinadas ao cargo de técnico em segurança de barragens de mineração para candidatos com formações de nível superior em Geofísica e Engenharia Sanitária ou Sanitária e Ambiental
A remuneração inicial para o cargo é de R$8.300.
Vale destacar que as vagas serão distribuídas por diversos estados do país, tendo 15 em Minas Gerais, 7 no Distrito Federal, 7 no Pará, 4 no Mato Grosso, 3 em São Paulo, 2 na Bahia e 2 em Santa Catarina
O concurso contará apenas com 2 etapas, a prova objetiva e a análise de títulos e terá validade de 4 anos, podendo esse prazo ser prorrogado de acordo com as condições citadas acima.
A banca encarregada pela organização deste certame é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe.
CONCURSO ANM PARA ESPECIALISTAS
Além do concurso citado, que já conta com a contratação da banca organizadora, o órgão enviou um pedido para o Ministério da Economia para realizar uma outra seleção, ofertando 150 vagas para o cargo de Especialista em Recursos Minerais, que também abrange diversas áreas de nível superior.
É importante frisar que a ANM conta com um quadro de déficit grave e que a oferta dessas vagas seria de grande urgência.
O ÚLTIMO CONCURSO ANM
O último concurso do órgão ocorreu há 12 anos, em 2009. Foram 256 vagas imediatas para os níveis médio, técnico e superior.
Os cargos ofertados abrangeram diversas áreas. Para o nível médio/técnico a função era de Técnico Administrativo, que abordou as especialidades de:
► Administrativo;
► Contabilidade;
► Técnico de Mineração (Agrimensura e Topografia);
► Geologia;
► Mineração; e
► Manutenção de Banco de Dados.
Agora, para as de nível superior (cargo de Analista Administrativo), foram ofertadas vagas para as seguintes áreas:
► Biblioteconomia;
► Contabilidade;
► Desenvolvimento e Economia Mineral;
► Direito;
► Engenharia de Minas;
► Especialista em Recursos Minerais (Auditoria Externa);
► Geologia;
► Gestão Institucional;
► Geologia e Mineração;
► Gestão de Pessoas;
► Manutenção Predial; e