fbpx
Início » Blog do Rico » ESA: edital publicado! Inscrições abertas para 1.100 vagas!

ESA: edital publicado! Inscrições abertas para 1.100 vagas!

Postado em 01 abr 2024 em Blog do Rico

O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Ensino e Cultura do Exército, anunciou a abertura das inscrições para o Concurso Público de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos das Áreas Geral, Música e Saúde. O período de inscrições vai de 31 de março a 4 de maio de 2024.

Este concurso, amparado na Lei nº 9.786, tem previsão de início para fevereiro de 2025 e término em dezembro de 2026, conforme as instruções detalhadas no edital. Ao total, são 1.100 vagas a serem preenchidas.

 

Requisitos e Inscrições

     

  • Pagar a taxa de inscrição, exceto os candidatos que preencham os requisitos para isenção;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Possuir carteira de identidade civil ou militar;
  • Ter comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Ter entre 17 e 24 anos para a área Geral, e entre 17 e 26 anos para as áreas Músico e Saúde até 31 de dezembro do ano da matrícula.

 

Etapas do Concurso

 
O processo de seleção para matrícula nos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos será dividido em três etapas, cada uma com suas fases específicas:

Primeira Etapa

     

  • Exame Intelectual (EI): Caráter eliminatório e classificatório, será realizada por todos os candidatos inscritos.
  • Exame de Habilitação Musical (EHM): De caráter eliminatório, esta fase será realizada apenas pelos candidatos da área Músico. Os candidatos devem respeitar os Naipes e a classificação obtida no EI.

 

Segunda Etapa

 

  • Inspeção de Saúde (IS): Etapa eliminatória, realizada apenas pelos candidatos convocados e aprovados no EI, respeitando a classificação obtida.
  • Exame de Aptidão Física (EAF): Esta fase, também eliminatória, será realizada apenas pelos candidatos aptos na IS.

 

Terceira Etapa

 

  • Avaliação Psicológica (Avl Psc): Etapa eliminatória, realizada apenas pelos candidatos aptos no EAF.
  • Comprovação dos requisitos para a matrícula: Esta fase será realizada apenas pelos candidatos aptos na Avl Psc, confirmados no procedimento de heteroidentificação.

 

Distribuição das Vagas por Área

 

Geral/Aviação

 

  • 910 vagas para candidatos masculinos: divididas entre ampla concorrência e cotas.
  • 105 vagas para candidatas femininas: também distribuídas entre ampla concorrência e cotas.

 

Saúde

     

  • 55 vagas totais: contemplando tanto a ampla concorrência quanto as cotas.

 

Música

     

  • As vagas para músicos são detalhadas por instrumentos e divididas entre ampla concorrência e cotas.
  • 30 vagas: abrangendo uma variedade de instrumentos musicais.

 

Procedimento de Heteroidentificação

 

O candidato convocado para a terceira etapa que, no ato da inscrição, se autodeclarou negro, será submetido a uma Comissão de Heteroidentificação Complementar (CHC) para confirmar, ou não, a declaração feita anteriormente.

Para obter mais informações sobre o Concurso de Formação e Graduação de Sargentos, os candidatos devem acessar o site oficial da ESA em www.esa.eb.mil.br.

Notícias Relacionadas

TJSC Fecha Contrato com FGV para Concurso da Magistratura

O TJSC assinou contrato com FGV para organizar concurso público em 2025 para o cargo de Juiz Substituto.

Edital publicado! Vagas abertas na cidade que é um tesouro do litoral de SC!

Concurso público em Imaruí: 33 vagas e formação de cadastro reserva para várias especialidades.

Edital Hemominas: Mais De 300 Vagas Para Diferentes áreas!

Conquiste uma vaga no HEMOMINAS! Edital publicado com 347 oportunidades e salários de até R$6.387!

TCE SC: Novo concurso à vista! Comissão é formada.

A Comissão terá 90 dias para analisar a necessidade de novos servidores. Comece a se preparar já!

Cursos Relacionados