O Ministério Público Federal (MPF) comunicou, na quarta-feira desta semana, 24, a reabertura das inscrições do concurso para pessoas com deficiência. A decisão se deu por meio de um acordo judicial junto à Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), que determinou que haja uma retificação no edital. Os órgãos deverão finalizar e formalizar os trâmites nos próximos dias, no máximo até o dia 29 deste mês.
Agora, a partir da sanção do acordo, as pessoas com deficiência poderão participar do processo de reabertura das inscrições enviando um laudo-médico simples, assinado e subscrito apenas por um único médico no período dos últimos 12 meses.
Quando publicado o documento, a retificação trará detalhes acerca dos prazos e maiores especificações sobre o processo, que provavelmente será de apenas três dias. Ainda, o Ministério destaca que as comprovações documentárias de PCDs deverão ser apresentadas antes da perícia médica realizada como etapa própria do concurso.
PROVAS ADIADAS
As provas do concurso da Polícia Federal foram oficialmente adiadas ainda neste mês, no dia 11. O motivo da decisão se deu em razão aos índices altos indicados da pandemia do Covid-19 no país, fato que ocasionou algumas outras remarcações de concursos distintos. Agora, as provas da PF, que antes estavam previstas para este mês, no dia 21, irão ser realizadas no dia 23 de maio.
Vale ressaltar que, apesar do adiamento, é importante que os concurseiros que prestarão os exames fiquem preparados o quanto antes e não parem os estudos. Aqueles que continuarem com a sua rotina e ritmo de aprendizagem com certeza irão se destacar ainda mais quando chegar a nova data das provas.