Um novo edital do concurso da Marinha foi publicado. Desta vez, são ofertadas um total de 686 vagas para aprendiz de marinheiro, para provimento em 2023 – sendo 638 para homens e 48 para mulheres.
Os candidatos podem se inscrever desde que possuam a idade mínima de 18 anos e menos de 22 anos no mês de junho do ano seguinte. Além disso, os inscritos deverão ter a altura entre 1,54m e 2,00m e não ser casado ou não ter constituído união estável durante o período regente dos regulamentos da Escola de Aprendizes-Marinheiros.
AS INSCRIÇÕES
As inscrições do concurso da Marinha para aprendizes irão iniciar no dia 28 de março, ficando abertas até o dia 10 de abril. Para se candidatar, basta acessar o site da Instituição e preencher o formulário com a requisição ou comparecer aos postos de atendimento das Organizações Militares da Marinha Responsáveis pela Execução Local (OREL) especificadas no edital. Será cobrada uma taxa no valor de R$40, podendo ser isenta por pessoas inscritas no CadÚnico e doadores de medula óssea.
AS PROVAS
A primeira fase do concurso, as provas objetivas, já tem uma data definida para aplicação – sendo marcadas para o mês de junho deste ano, no dia 5. O exame será de caráter eliminatório e classificatório, contendo um total de 50 questões, distribuídas em:
► 15 questões de Português;
► 15 questões de Matemática;
► 15 questões de Ciências (Física e Química);
► 5 questões de Inglês.
Além das provas objetivas, o concurso contará com ainda mais etapas de avaliação dos candidatos, sendo elas:
► Verificação de Dados Biográficos (VDB);
► Inspeção de Saúde (IS);
► Teste de Aptidão Física (TAF);
► Avaliação Psicológica (AP);
► Verificação de Documentos (VD);
► Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (somente para candidatos que se auto declararam negros).