O concurso da Marinha do Brasil, voltado para o cargo de Aprendiz de Marinheiro, de nível médio, publicou oficialmente o edital do certame. São ofertadas um total de 671 vagas, distribuídas da seguinte forma:
► Masculino: 623 vagas;
► Feminino: 48 vagas.
Para concorrer, é necessário que o candidato possua altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m, não ser casado ou não ter constituído união estável, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola de Aprendizes-Marinheiros.
AS INSCRIÇÕES
As inscrições do concurso de Aprendiz de Marinheiro iniciam às 8h do dia 30 de janeiro e vão até as 23h59 do dia 12 de fevereiro de 2023. Para se candidatar, basta acessar o site de ingresso da instituição e preencher o formulário, ou se apresentar presencialmente nos postos de atendimento, em qualquer uma das Organizações Militares da Marinha Responsáveis pela Execução Local (OREL), listadas no edital. Será cobrado uma taxa de R$40, que poderá ser isentada por inscritos no programa CadÚnico, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional; e doadores de medula óssea.
AS PROVAS
O concurso da Marinha terá um total de 7 etapas de avaliação, sendo:
► Provas objetivas;
► Verificação de Dados Biográficos (VDB);
► Inspeção de Saúde (IS);
► Teste de Aptidão Física (TAF);
► Avaliação Psicológica (AP);
► Verificação de Documentos (VD);
► Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (somente para candidatos que se auto declararam negros).
As provas objetivas estão marcadas para ocorrerem no dia 2 de abril de 2023, com um total de 50 questões, sendo:
► 15 questões de Português;
► 15 questões de Matemática;
► 15 questões de Ciências (Física e Química);
► 5 questões de Inglês.