fbpx
Início » Blog do Rico » Concurso IBGE autorizado e conta com mais de 207 mil vagas!

Concurso IBGE autorizado e conta com mais de 207 mil vagas!

Postado em 29 jan 2021 em Blog do Rico

Foi autorizado o concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destinado ao Censo Demográfico. O certame contará com mais de 207 mil vagas de caráter temporário. Serão 3 editais previstos ao total, dada a autorização em uma só portaria para os processos seletivos simplificados.

 

Os cargos previstos para o primeiro edital são de nível fundamental e médio, sendo eles os de Agente censitário municipal, Agente censitário supervisor, que requerem formação no ensino médio e o de Recenseador, de nível fundamental. As remunerações variam entre R$ 2.100 e R$ 1.700 + o vale alimentação.

 

Agora, com o aval, pode ser iniciado o processo de contratação da banca organizadora. Para o primeiro certame, ainda, estima-se que quem será responsável pela organização do concurso será o Cebraspe, já que esse foi o escolhido no edital suspenso de 2020.

 

O prazo para a publicação do edital é de até 6 meses, ou seja, até junho deste ano, mas, de acordo com o órgão, pode ser que o certame seja lançado ainda antes. Isso porque, o IBGE conta com o objetivo de haver a coleta dos candidatos para o Censo Demográfico em meio do mês de agosto.

 

 

AS PROVAS 

 

O concurso suspenso de 2020 contava com as provas já marcadas para o ano em questão e é possível que a seleção autorizada que irá ocorrer agora em 2021 siga o mesmo padrão.

 

Eram 60 questões ao total para a prova de Agentes, sendo 20 de Conhecimentos técnicos, 15 de Noções de Administração/Situações Gerenciais, 10 de Língua Portuguesa, 10 de Raciocínio Lógico Quantitativo e 5 de Ética no Serviço Público.

 

Para o cargo de Recenseador, a prova totalizava 50 questões, sendo 25 de Conhecimentos técnicos, 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 5 de Ética no Serviço Público.

 

A previsão para a contratação da seleção atual é de validade de 1 ano, prorrogável por igual período.

Notícias Relacionadas

Concurso IBGE Censo: Provas Suspensas!

As provas do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que conta com mais de 200 mil vagas destinadas ao Censo Demográfico, foram oficialmente suspensas. O comunicado foi publicado nesta terça-feira, 6, no site da banca organizadora, Cebraspe.

Concurso IBGE: editais publicados para 6.500 vagas temporárias.

Os editais do concurso para temporários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que disponibiliza 6.500 vagas (das quais não visa o censo demográfico), foram oficialmente publicados. São 4 certames divididos devidamente para cada cargo ofertado, com duas bancas organizadoras (o Cebraspe e o IBFC).

Concurso IBGE: Outro edital tem a banca organizadora contratada.

O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística conta com um outro certame em andamento, que não visa o Censo Demográfico. Serão 2 bancas para contratação, e uma delas já conta com o extrato de licitação publicado no Diário Oficial da União.

Concurso IBGE: Editais publicados com 204 mil vagas temporárias!

O edital do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para o Censo Demográfico foi enfim publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 18 de fevereiro. São 204.307 vagas temporárias distribuídas ao redor de todo o país. 181.898 serão para o cargo de para Recenseador (de nível fundamental), 5.450 para o de Agente Censitário Municipal (ACM) e 16.959 para Agente Censitário Supervisor (ACS) – ambas exigem nível médio.

Cursos Relacionados