Mais um novo concurso para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) deve ser realizado ainda neste ano, com a oferta de 350 vagas para os cargos de auditor e farmacêutico. Isso porque, segundo a informação divulgada no final deste último mês de fevereiro, durante a 514ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), Janus Pablo Macedo, afirma que, com o avanço do agronegócio nos dias atuais e com o aumento da demanda na área farmacêutica, o setor só tende a se expandir cada vez mais, crescendo a necessidade da realização de um concurso público para a área.
Pablo Macedo ainda destacou a importância de um novo certame para ocorrer ainda em breve, “Nós estamos com essa expectativa que o concurso se realize ainda neste ano de 2022 com um número aproximadamente de 20 vagas para farmacêutico para o cargo de auditor fiscal federal agropecuário. O farmacêutico é responsável pelo controle e garantia da qualidade dos alimentos produzidos pelo nosso País, além de fiscalizar também a fabricação e comercialização dos produtos veterinários, podendo também atuar na adidância agrícola, ou seja, no exterior. O papel desse profissional no Ministério da Agricultura é muito amplo e promissor”, enfatiza.
O auditor atua como responsável por garantir a segurança alimentar e por certificar a procedência dos alimentos de origem animal e vegetal exportados. “A nossa presença é bem marcante nos portos e nos aeroportos , nos postos de fronteira seca. O farmacêutico nesse contexto atua nas operações de fronteira, debatendo e impedindo o contrabando de agrotóxicos, fertilizantes, produtos veterinários e medicamentos em toda a nossa fronteira seca”, afirmou Janus.
Com as declarações realizadas em fevereiro, a possibilidade da realização de um novo concurso para a área aumenta, já que demonstra uma necessidade específica e destaca que os órgãos estão de olho para a estruturação de tal.
Vale destacar que o Ministério já tem um processo seletivo em andamento, que conta com a banca IDIB já contratada – podendo o edital sair a qualquer momento. São ofertadas 60 vagas, sendo elas: