O concurso unificado do Tribunal Superior do Trabalho (TST), com a oferta de 300 vagas para juiz, foi oficialmente publicado nesta quinta-feira, 5 de janeiro. Confira abaixo a distribuição de provimentos por estado:
Para concorrer, é necessário que o candidato possua o nível superior em Direito e possua três anos de experiência de prática jurídica, além de contar com registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Com a aprovação, os homologados receberão uma remuneração de R$32.004,65, tendo a contratação a ser realizada pelo regime estatutário, que garante estabilidade
AS INSCRIÇÕES
Os interessados deverão realizar o processo de candidatura no site da banca organizadora, a Fundação Getulio Vargas (FGV), do dia 9 de janeiro ao dia 15 de fevereiro, mediante o pagamento da taxa de R$320.
AS PROVAS
O concurso TST irá avaliar os inscritos através de cinco etapas. A primeira, as provas objetivas, estão marcadas para ocorrerem no dia 14 de maio de 2023, com um total de 100 questões, distribuídas da seguinte forma:
► Bloco 1 – 40 questões sobre Direito Individual e Coletivo do Trabalho, Administrativo e Penal;
► Bloco 2 – 30 questões sobre Direito Processual do Trabalho, Constitucional, Constitucional do Trabalho, Civil e Direito da Criança, do Adolescente e do Jovem;
► Bloco 3 – 30 questões sobre Direito Processual Civil, Internacional e Comunitário, Previdenciário, Empresarial, Direitos Humanos e Humanos Sociais.
A segunda etapa é composta por duas provas escritas, sendo:
► Prova discursiva – máximo de dez questões sobre qualquer disciplina constante do conteúdo programático;
► Prova prática de sentença trabalhista – solução objetiva de um caso concreto, sem permissão de consultas.