Um novo concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) está por vir. Isso porque, ainda nesta semana, o presidente da autarquia, Rodrigo Agostinho, afirmou que a comissão interna está trabalhando para a ocorrência do certame e, nesta quinta-feira, 15, em meio a uma entrevista realizada pela Rádio de Goiás, o presidente Lula reforçou a necessidade da realização do concurso público voltado ao Ibama, após falar sobre a importância da preservação dos biomas e combate ao desmatamento.
Vale destacar que o Instituto está funcionando com apenas 53% do quadro de servidores. O presidente da autarquia chegou a afirmar que o Ibama já chegou a trabalhar com 1.700 fiscais, mas hoje conta com apenas 700 funcionários na área.
“Nós chegamos a ter 1700 fiscais, e hoje, cadastrados como fiscais, nós temos 700 pessoas, e pouco mais de 100 em condições de ir para campo”, afirmou. “Nós temos 470 servidores cuidados para se aposentar. Esse ano o Ibama perdeu mais 200 servidores”, declarou Rodrigo Agostinho.