fbpx
Início » Blog do Rico » Boas anotações é a chave para aprimorar o aprendizado

Boas anotações é a chave para aprimorar o aprendizado

Postado em 05 mar 2024 em Blog do Rico

Wi-fi, notificação e toque: a globalização nos permitiu aproximar nossa interação com o mundo, fazendo um simples toque virar distração. Pensando no processo de aprendizagem, será que não estamos tão distraídos com o mar de possibilidades que a internet proporciona?

 

Afinal, é comum questionar qual é a melhor maneira de fazer anotações e otimizar nossos recursos. Muitos de nós já nos deparamos com a indecisão entre utilizar caneta ou recorrer ao computador e suas ferramentas digitais – como aplicativos automatizados e bloco de notas. No entanto, uma questão crucial que é deixada de lado é: qual dessas opções realmente nos ajuda a absorver e reter informações a longo prazo?

 

Um dos principais argumentos a favor das anotações no papel é que elas mantêm nosso cérebro mais envolvido com o conteúdo. Quando escrevemos à mão, estamos ativando áreas cerebrais relacionadas à formação das letras e à coordenação motora fina, o que pode aprimorar o processo de aprendizado.

 

Além disso, se não compreendermos completamente o que estamos estudando, as anotações digitais podem se tornar um empecilho. Diferentemente do papel, onde as palavras estão fixas, em um dispositivo digital pode ser difícil revisar e entender anotações que não fazem sentido.

 

Outro ponto a ser considerado é a quantidade de informações que registramos. Ter o hábito de resumir as informações em poucas palavras-chave pode facilitar a compreensão e revisão posterior do conteúdo.

 

Métodos Eficientes para Anotações

 

    1. Método Cornell: Como já foi mencionado aqui no blog, o Método Cornell é uma abordagem eficaz, onde separamos a página em três seções: uma para as anotações principais, outra para perguntas ou ideias-chave e uma terceira para um resumo.

 

  1. Mapas Mentais: Outra técnica valiosa são os mapas mentais, queridinhos das páginas de studygram que utilizam cores, texturas e desenhos para representar informações de forma visual e mais fácil de ser lembrada.

 

Independente do método escolhido, uma coisa é certa: persistência e prática são fundamentais para atingir a meta estabelecida. A habilidade de encontrar a resposta certa muitas vezes requer paciência consigo mesmo e a habilidade de fazer as perguntas certas, referenciando suas anotações de uma forma coesa e clara.

 

Lembre-se: técnica, disciplina e persistência são os pilares que sustentam não apenas o aprendizado – mas sim desde a execução do concurso, até aprender um novo idioma.

 

E aí, para você, qual a melhor maneira de estudar?

 

Conte com o Rico Domingues e nossa equipe de professores especializados para lhe auxiliar nesse processo!

Notícias Relacionadas

CNJ: inscrições abertas!

Provimento de vagas e formação de cadastro reserva em cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário

Edital do TJ-SC publicado!

Formação de Cadastro Reserva (CR) para nível médio e superior

Especial Floripa: confira os concursos na Ilha da Magia

Especial aniversário de Florianópolis

Concurso Público SEMASA: oportunidade em Itajaí – SC

Diversos cargos médio e superior, incluindo Analista de Planejamento, Analista de Recursos Humanos, Assistente Social, Contador, Auxiliar Administrativo e Operador de Sistemas.

Cursos Relacionados