Se você está em busca da aprovação em um concurso público, o primeiro passo crucial é criar um cronograma de estudos e um método de anotação bem estruturado. É esse planejamento que vai trazer clareza mental para sua jornada de preparação. Isso não só otimiza sua produtividade, mas também garante que você esteja estudando o que realmente importa, da maneira certa para absorver cada conteúdo. Um cronograma bem elaborado é mais do que apenas uma lista de tarefas. É o mapa que guiará você na jornada rumo à sua aprovação.
Nossa Aula Inaugural do Extensivo VIP, temos o professor Silmar Neckel, o qual aborda sobre desenvolvimento pessoal, técnicas de estudo e ciclos de planejamento e ação. Nosso diferencial aqui no Rico Domingues é preparar nosso aluno para aprender a estudar e equilibrar vários aspectos da vida. Com o método certo, você terá clareza mental, produtividade e eficiência.
Passo a passo para o seu cronograma de estudos
- Avalie suas necessidades
Identifique as disciplinas que serão cobradas no concurso e suas dificuldades específicas.
- Estabeleça um horário de estudo
Leve em conta seu pico de produtividade.
- Controle o tempo
Organize sessões de estudo com intervalos – o método de gerenciamento de tempo POMODORO consiste em períodos de 25 minutos de trabalho focado seguidos por intervalos de 5 minutos. Após quatro ciclos 25/5/25/5/25/5/25/5, faça uma pausa com um tempo maior – isso vai garantir foco e descanso.
- Priorize as disciplinas
Dê atenção especial às disciplinas mais cobradas e aquelas em que você tem mais dificuldade;
- Acesso a todos os cursos presencial e on-line;
- Monitoria individualizada para esclarecer dúvidas e guiar sua jornada de estudos;
- Material didático de qualidade, preparado por especialistas;
- Laboratório de redação;
Exemplo de cronograma semanal com Método Pomodoro
- Segunda a Sexta-feira:
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- 8:00 – 8:25: Direito Administrativo
- 8:30 – 8:55: Direito Administrativo
- 9:00 – 9:25: Raciocínio Lógico
- 9:30 – 9:55: Raciocínio Lógico
- Sábado:
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- 9:00 – 12:00: Revisão Geral (Ciclos 25/5/25/5/25/5/25/5)
Método Cornell – passo-a-passo a mão
Intitulado pelo Dr. Walter Pauk, o Método Cornell foi concebido como uma abordagem para facilitar a aprendizagem em aulas, aulões e seminários. Tenha suas anotações organizadas estruturado em 3 seções fundamentais – ele guia o concurseiro na identificação dos aspectos verdadeiramente cruciais do material.
- Margem de cima: faça um risco na parte de cima para colocar o Título (tema) e data da anotação
- Lado Esquerdo: divida a folha na horizontal até deixar uma área de margem em baixo, entre dois a três dedos
- Lado direito: conteúdo da aula
- Rodapé em baixo: simplifique suas anotações com palavra-chave
Dica: tenha um caderno de anotações por matéria, ou divida seu caderno. Caneta colorida também auxilia nos tópicos.
- Cabeçalho (Título e Data)
- Coluna à Direita (Anotações): Use símbolos, tópicos e palavras-chave para simplificar. Evite de usar artigos (e, a);
- Coluna à Esquerda (Perguntas-chave): Crie perguntas sobre o tema, ajuda a revisar o conteúdo;
- Campo Inferior (Sumário): Resumo da aula;
Esse método é interessante pois você identifica seu objetivo, faz as anotações da aula, cria perguntas pertinentes para passar para os professores e depois simplifica as ideias para a revisão do estudo. Ao adotar o Método Cornell, você não apenas estuda, você interage! É um dos métodos mais eficazes, pois quanto mais você se envolve, mais você absorve.
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