A abertura de mais 10 mil vagas destinadas a concursos públicos foi anunciada pela ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, através de uma entrevista concedida à Folha de São Paulo. Segundo ela, a proposta seria antecipar parte do cronograma de certames previstos para 2024.
“Estou tentando acelerar, conversando com o Ministério do Planejamento para tentar antecipar um recurso que seria do ano que vem para este ano, e liberar mais concursos neste ano para dar tempo de as pessoas entrarem no nosso mandato. Se o concurso for no ano que vem, a pessoa poderá entrar só lá em 2025, faltando apenas dois anos para o fim desta gestão”, afirmou a ministra.
Só neste ano, o governo já anunciou 8.360 vagas para novas seleções (fora as nomeações de concursos já realizados), tendo a expectativa que sejam abertas ainda mais vagas.
“A gente espera pelo menos dobrar esse número, abrindo de 8.000 a 10 mil vagas a mais, exceto universidades e institutos federais e militares, que têm uma lógica diferente”, declarou.