O primeiro edital do concurso da Polícia Militar de São Paulo com a oferta de 2.700 vagas para soldado foi oficialmente publicado no Diário Oficial. Para concorrer é necessário possuir formação no nível médio, possuir idade mínima de 17 anos e máxima de 30, exceto para policiais militares. Além disso, os candidatos deverão ter estatura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens e estar quite com as obrigações militares e eleitorais. É preciso dispor de boa saúde, higidez física e mental e contar com a Carteira Nacional de Habilitação entre as categorias “B” e “E”. É permitido o uso de tatuagem, desde que sua simbologia não seja conflitante com os valores policiais-militares e não faça alusão a condutas ilícitas.
Após aprovados no concurso, os candidatos deverão receber remunerações no valor de R$3.164,58 (contando com todos os adicionais) e serão contratados pelo regime estatutário, que garante estabilidade.
AS INSCRIÇÕES
As inscrições do concurso PM SP Soldados serão abertas no dia 25 de outubro e encerrarão no dia 8 de dezembro. Os candidatos deverão realizar o processo de candidatura no site da banca organizadora, a Fundação Vunesp, e escolher o local de realização das provas. Será cobrado uma taxa no valor de R$57, que poderá ser paga até o dia 9 de dezembro.
AS PROVAS
O concurso da PM SP terá um total de seis etapas + curso de formação. Entre elas, as provas objetivas e discursivas estão marcadas para o ano seguinte, no dia 6 de fevereiro. Serão cobradas um total de 60 questões, sendo:
► 20 questões de Língua Portuguesa e Interpretação de Texto;
► 15 questões de Matemática;
► 15 questões de Conhecimentos Gerais;
► 5 questões de Noções Básicas de Informática; e
► 5 questões de Noções de Administração Pública.
A prova discursiva, no caso, terá como critério de avaliação através de uma redação para os candidatos. Além disso, as demais etapas serão compostas pelo exame de aptidão física, exames de saúde, exames psicológicos, avaliação de conduta social e análise de documentos.