Novidades no concurso da Polícia Civil de Santa Catarina! Em meio a uma entrevista realizada na quarta-feira, 11, para a Rádio Eldorado, o delegado-geral do órgão catarinense afirmou que há uma cobrança por parte do governo para haver um aumento de efetivos da PC SC, tendo, assim, um compromisso para que um concurso público possa ocorrer em breve – já que já há um certame autorizado, destinado para os cargos de delegado e psicólogo.
O delegado-geral ainda afirma que, após a realização desse concurso, a expectativa é que seja realizado um ainda maior, com uma oferta de 2 mil vagas – sendo mil para agente de polícia e mil para escrivão.
“A ideia é assinar o contrato com a empresa que fará o concurso para delegado e psicólogo, além de dar um start em um concurso grande para agentes escrivães”, declarou.
O CONCURSO AUTORIZADO
O concurso da Polícia Civil de Santa Catarina foi autorizado ainda em maio de 2022, antes de obter uma retificação na oferta de vagas, concedida pelo Grupo Gestor do Governo (GGG). De acordo com uma nota da assessoria de comunicação do órgão divulgada em meio a alteração, o aval, agora, é para um total de 70 vagas destinadas ao cargo de Psicólogo Policial, e 29 para o de Delegado de Polícia.
Para concorrer às vagas de delegado, o candidato deverá ter nível superior completo em Direito e, para as de psicólogo, nível superior em Psicologia + registro no conselho de classe. Os interessados, além disso, também deverão dispor da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria “B”.
Agora, o concurso está com a comissão organizadora formada, após a anunciação realizada no Diário Oficial de Santa Catarina em setembro de 2022. Após a formação da comissão, o próximo passo deverá ser a contratação de uma banca organizadora, que poderá ocorrer em breve.
OS ÚLTIMOS CONCURSOS
Os últimos concursos públicos PC SC ocorreram no ano de 2017, para agente e escrivão. Foram dois certames, um com 200 vagas e o outro com 194. Ambos foram organizados pela banca Fepese e requisitaram o nível superior. Os cargos contavam com remuneração de R$ 3.842,20 para agente e R$ 5.317,94 para escrivão.
Os certames tiveram 5 fases de avaliação ao total, sendo:
► 1ª Fase: Prova Objetiva;
► 2ª Fase: Prova de Capacidade Física;
► 3ª Fase: Avaliação da Aptidão Psicológica Vocacionada;
► 4ª Fase: Investigação Social;
► 5ª Fase: Exame Toxicológico.
Foram cobradas um total de 100 questões para as provas objetivas de agente e 110 para escrivão. Confira abaixo a distribuição de tais:
► Agente de Polícia Civil
– Noções de Direito Constitucional (10)
– Noções de Direito Administrativo (10)
– Noções de Direito Penal Processual (10)
– Noções de Direito Penal (10)
– Noções de Direitos Humanos (05)
– Legislação Institucional (05)
– Língua Portuguesa (25)
– Informática (20)
– Raciocínio Lógico (15)
► Escrivão de Polícia Civil
– Noções de Direito Constitucional (10)
– Noções de Direito Administrativo (10)
– Noções de Direito Penal Processual (10)
– Noções de Direito Penal (10)
– Noções de Direitos Humanos (05)
– Legislação Institucional (05)
– Língua Portuguesa (25)
– Informática (15)
– Raciocínio Lógico (10)
– Noções de Arquivologia (20)
new RDStationForms(‘concurso-pc-sc-interessados-blog-92af0a5e448b0c03d747’, ‘UA-51679459-2’).createForm();