fbpx
Início » Blog do Rico » Descubra como otimizar a memorização do conteúdo

Descubra como otimizar a memorização do conteúdo

Postado em 27 set 2019 em Blog do Rico

Você sabia que escrever à mão ajuda na memorização do conteúdo estudado?

 

 

Sabemos que um concurseiro está sempre em busca de formas de otimizar os estudos e melhorar o seu desempenho. Pensando nisso, buscamos disponibilizar dicas importantes para ajudar você durante a sua preparação para concursos públicos.

 

O canal do Professor Piccini traz uma dica que pode revolucionar seu jeito de estudar. Acompanhe abaixo os pontos importantes que separamos:

 

 

► Prefira escrever à digitar

 

Por mais que ajude na produtividade otimizando o tempo, digitar não facilita o aprendizado. Para ajudar na memorização, é preciso escrever à mão – o que envolve o aprendizado ativo. O aprendizado ativo envolve diversas áreas do seu cérebro, por isso é tão importante. No processo de aprendizado, quanto mais áreas do cérebro forem envolvidas, mais fácil se torna a memorização do conteúdo.

 

 

► Escreva com suas próprias palavras

 

Fique atento quando for escrever à mão. Não basta copiar o conteúdo, mesmo que já ajude. É preciso anotar o conteúdo com suas próprias palavras. Como isso é diferente? Quando você faz anotações, você encontra as informações na sua mente. O conteúdo que você recebeu do professor é absorvido, processado e então armazenado – quando você anota, você busca esse conteúdo armazenado.

 

 

► Faça anotações simples

 

Uma ótima tática quando for fazer anotações é escrevê-las de forma simples. Para não criar uma dependência do que está escrito no papel, tente fazer anotações com informações reduzidas e simplificadas em palavras-chave ou tópicos. Assim, quando for estudar, você vai ter gatilhos para recordar o conteúdo, mas não terá tudo à disposição – vai ser preciso encontrar o resto das informações armazenadas em seu cérebro, exercitando ainda mais sua memória.

 

 

E aí, como você faz para estudar melhor? Tente colocar essas dicas do professor Piccini em prática e nos conte quais foram os resultados!

 

Fonte: Professor Piccini.

Notícias Relacionadas

Concurso Coren/SC: Edital publicado

Ofertas de vagas e CR são para cargos de níveis médio, técnico e superior. 

Curso Concurso EBSERH – Pós-Edital 2019: para todos os cargos do concurso

Muitos cargos para os Níveis Médio, Técnico e Superior com lotação em Florianópolis

Após mais de 100 aposentadorias, Polícia Federal quer concurso de nível médio

A Polícia Federal, que teve 114 aposentadorias em um ano, espera por um novo concurso para Agente Administrativo

Três editais lançados para o Concurso Prefeitura de Itapiranga/SC 

36 vagas são ofertadas para todos os níveis de escolaridade 

Cursos Relacionados