fbpx
Início » Blog do Rico » Você sabe quais são as etapas de um concurso público?

Você sabe quais são as etapas de um concurso público?

Postado em 21 mar 2021 em Blog do Rico

Os concursos públicos, como muitos já imaginam, passam por várias etapas além da publicação do edital. Inclusive, as fases prévias deste, são chamadas de “pré-edital”.

 

PRÉ-EDITAL 

 

Primeiramente, o momento pré-edital é quando os trâmites estão sendo iniciados, analisando as vagas e o orçamento necessário para obter a autorização de um novo concurso. Inclusive, as propostas podem surgir durante essa etapa. Durante esse processo, é feita a formação de uma comissão organizadora, normalmente composta por servidores do próprio órgão que levanta os detalhes necessários para o concurso (como as vacâncias; vagas a curto, médio e longo prazo).

 

Para haver a autorização do certame, a análise é executada a partir da proposta apresentada, em várias instâncias. Para cada concurso, o solicitante da realização deste, junto a apresentação do projeto inicial pode variar, sendo desde o gestor máximo do órgão, à prefeituras, governos estaduais e federais.

 

No caso das prefeituras, a ideia é enviada para a câmara do município, que é debatida e votada pelo legislativo. Com o aval concedido, o prefeito sanciona e publica a autorização oficialmente. O processo é, de certa forma, parecido para os governos estaduais. Para esse, os estágios de análise são realizados, principalmente, pela secretaria estadual responsável pela gestão de pessoal referida (podendo ser a Secretaria de Administração ou Secretaria de Planejamento e outras, a depender do local).

 

Os projetos para os concursos federais, em si, são verificados pelo Ministério da Economia (no caso do governo atual), que avalia a possibilidade da seleção ocorrer. Quando há a aprovação, o aval é divulgado por intermédio dos meios de comunicação oficiais, como os endereços eletrônicos do governo federal ou o Diário Oficial da União.

 

Após esses trâmites serem realizados e o concurso ser oficialmente autorizado e contar com a comissão formada, é aberto um edital de licitação para a escolha da banca organizadora. As empresas interessadas que se enquadram nos documentos requerentes, enviam sua proposta por meio desse processo. No final, após haver a definição, é executada a dispensa de licitação e, então, a assinatura do órgão com a banca é oficialmente realizada.

 

 

A PUBLICAÇÃO DO EDITAL 

 

A publicação e organização do edital se dá junto à banca organizadora, que participa dos detalhes com os gestores do órgão. Neste, todos os dados acerca do concurso são explicitados, as etapas, as fases e o processo de inscrições dos participantes.

 

Cada concurso costuma variar algo acuradamente quanto às etapas de cada um, afinal, são seleções diferentes. No geral, a maioria é composta pelas provas objetivas. As demais fases, como as provas discursivas, redação, prova prática, prova de títulos, prova de aptidão física, o curso de formação e outras, variam especificamente para cada certame. Por exemplo, os testes de aptidão física (TAF) para os concursos da área militar são extremamente comuns de serem apresentados, pois, a maioria das carreiras ofertadas por esse tipo de seleção requer uma pré-seleção mais acurado para o recrutamento dos aprovados. Mas, essa etapa não significa que será solicitada obrigatoriamente para outros concursos (como para a área fiscal, por exemplo).

 

Para os concurseiros, no geral, é importante ressaltar a necessidade de atentar-se também às etapas pré-edital, assim, cada um conseguirá calcular e predeterminar, em média, o tempo que o edital e as provas podem levar a ocorrer e organizar-se melhor com relação aos estudos. Após a publicação, o candidato se sentirá mais tranquilo e preparado para complementar seus estudos com algumas novas informações anunciadas na divulgação do certame e obterá mais êxito nas provas. Você poderá ler sobre como adotar um método de estudo verdadeiramente eficiente neste post que abordamos na semana passada.

Notícias Relacionadas

Concurso PF: com Cebraspe na Administrativa, qual será a banca do Edital Policial?

O Cebraspe foi oficialmente escolhido como banca organizadora do concurso da PF Administrativo, e essa movimentação aumentou a especulação sobre quem ficará responsável pelo concurso da área policial.

Concurso PF: novas informações sobre a prova!

Após a publicação do Termo de Referência e do Estudo Técnico Preliminar, novos detalhes sobre a prova e o edital foram divulgados.

CONCURSO SEFAZ PI: Banca contratada!

A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi oficialmente contratada para organizar o concurso público da Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ PI).

Concurso Sefaz RJ 2025: Oportunidades em Auditoria e Finanças Públicas

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz RJ) publicou edital para concurso público com 240 vagas incluindo chamamento imediato e formação de cadastro reserva.

Cursos Relacionados