Os concursos públicos, como muitos já imaginam, passam por várias etapas além da publicação do edital. Inclusive, as fases prévias deste, são chamadas de “pré-edital”.
PRÉ-EDITAL
Primeiramente, o momento pré-edital é quando os trâmites estão sendo iniciados, analisando as vagas e o orçamento necessário para obter a autorização de um novo concurso. Inclusive, as propostas podem surgir durante essa etapa. Durante esse processo, é feita a formação de uma comissão organizadora, normalmente composta por servidores do próprio órgão que levanta os detalhes necessários para o concurso (como as vacâncias; vagas a curto, médio e longo prazo).
Para haver a autorização do certame, a análise é executada a partir da proposta apresentada, em várias instâncias. Para cada concurso, o solicitante da realização deste, junto a apresentação do projeto inicial pode variar, sendo desde o gestor máximo do órgão, à prefeituras, governos estaduais e federais.
No caso das prefeituras, a ideia é enviada para a câmara do município, que é debatida e votada pelo legislativo. Com o aval concedido, o prefeito sanciona e publica a autorização oficialmente. O processo é, de certa forma, parecido para os governos estaduais. Para esse, os estágios de análise são realizados, principalmente, pela secretaria estadual responsável pela gestão de pessoal referida (podendo ser a Secretaria de Administração ou Secretaria de Planejamento e outras, a depender do local).
Os projetos para os concursos federais, em si, são verificados pelo Ministério da Economia (no caso do governo atual), que avalia a possibilidade da seleção ocorrer. Quando há a aprovação, o aval é divulgado por intermédio dos meios de comunicação oficiais, como os endereços eletrônicos do governo federal ou o Diário Oficial da União.
Após esses trâmites serem realizados e o concurso ser oficialmente autorizado e contar com a comissão formada, é aberto um edital de licitação para a escolha da banca organizadora. As empresas interessadas que se enquadram nos documentos requerentes, enviam sua proposta por meio desse processo. No final, após haver a definição, é executada a dispensa de licitação e, então, a assinatura do órgão com a banca é oficialmente realizada.
A PUBLICAÇÃO DO EDITAL
A publicação e organização do edital se dá junto à banca organizadora, que participa dos detalhes com os gestores do órgão. Neste, todos os dados acerca do concurso são explicitados, as etapas, as fases e o processo de inscrições dos participantes.
Cada concurso costuma variar algo acuradamente quanto às etapas de cada um, afinal, são seleções diferentes. No geral, a maioria é composta pelas provas objetivas. As demais fases, como as provas discursivas, redação, prova prática, prova de títulos, prova de aptidão física, o curso de formação e outras, variam especificamente para cada certame. Por exemplo, os testes de aptidão física (TAF) para os concursos da área militar são extremamente comuns de serem apresentados, pois, a maioria das carreiras ofertadas por esse tipo de seleção requer uma pré-seleção mais acurado para o recrutamento dos aprovados. Mas, essa etapa não significa que será solicitada obrigatoriamente para outros concursos (como para a área fiscal, por exemplo).