O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (Sintaema) intensificou a cobrança junto à CASAN após o descumprimento de compromissos firmados para a realização de concurso público. A situação gerou um ultimato com prazo de cinco dias úteis para posicionamento da empresa.
O Acordo
Em junho de 2024, a CASAN firmou um Termo de Compromisso estabelecendo duas metas claras:
► Publicação do edital de concurso público em 120 dias;
► Realização de estudo detalhado do Quadro de Pessoal em 180 dias;
Ambos os prazos já foram ultrapassados sem qualquer publicação ou comunicado oficial por parte da empresa. A pressão do Sintaema tem fundamento: o último concurso da CASAN (001/2022) encerrou sua vigência em 30 de junho de 2024. Isso significa que a empresa enfrenta atualmente:
► Ausência de processo ativo de contratação;
► Déficit de aproximadamente 400 trabalhadores;
►Risco de comprometimento na prestação dos serviços;
Diante do cenário, o Sintaema formalizou um ofício ao diretor administrativo da CASAN estabelecendo prazo de cinco dias úteis para apresentação de uma resposta oficial. Caso não haja retorno no prazo estipulado, o sindicato adiantou que “medidas legais serão tomadas”.
O sindicato ressalta que a responsabilidade pela realização dos concursos públicos recai diretamente sobre a diretoria da CASAN.
A defesa histórica do Sintaema
Para o Sintaema, a luta por concursos públicos vai além da questão trabalhista imediata. Representa uma bandeira histórica de defesa de uma CASAN pública, eficiente e sem terceirizações, evitando o sucateamento dos serviços essenciais prestados à população catarinense.
Quer acompanhar os desdobramentos? Clique aqui e inscreva-se na nossa newsletter gratuita para receber atualizações direto na sua caixa de entrada.