fbpx
Início » Blog do Rico » Quer estudar para concursos, mas não sabe por onde começar? Confira nossas 7 dicas fundamentais sobre como você pode dar o primeiro passo!

Quer estudar para concursos, mas não sabe por onde começar? Confira nossas 7 dicas fundamentais sobre como você pode dar o primeiro passo!

Postado em 12 jul 2021 em Blog do Rico

Diante de tantos concursos em iminência, muitos concurseiros começam a ficar apreensivos acerca de como começar seus estudos e qual certame escolher. Se você se sente perdido e não sabe como dar seus primeiros passos, pegue sua caneta e leia este post com atenção! Trazemos aqui algumas dicas verdadeiramente importantes, elaboradas pelo nosso professor Silmar Neckel, sobre como encontrar o concurso certo para você e como você deverá seguir em frente. Vamos lá?

 

 

► Decida a carreira 

 

Decida qual área ou carreira você gostaria de atuar. É importante pesquisar sobre a carreira, entender quais as funções e atribuições do cargo e como é a vida nessa área para saber se ela se encaixa com o que você projeta para seu futuro. É uma escolha bem pessoal. É o seu objetivo macro.

 

 

► Selecione as matérias base 

 

Sabendo qual carreira, selecione as matérias que sempre são cobradas nesses editais, as chamadas matérias base. Cada carreira possui um conjunto de matérias cobradas em todos os concursos públicos. Isso ajudará no preparo antecipado.

 

 

► Autoconhecimento 

 

É fundamental você se conhecer na hora de estudar. Todos somos diferentes e reagimos de modo diferente aos estímulos do ambiente. Saber como você reage, quais métodos funcionam melhor para você, qual melhor ambiente e melhor horário de estudo é estratégico.

 

 

► Cuidados 

 

Temos muitos mitos sobre concurso público. Não caia nessas pegadinhas, busque orientação de especialistas, de professores focados em concurso público, de quem de fato trabalha e ajuda pessoas a alcançar seus tão sonhados cargos públicos.

 

 

► Planejamento 

 

Faça um cronograma de estudos que contemple todas as matérias em ciclos curtos e planejados. Utilize sua disponibilidade de horários semanal e encaixe todas as matérias. Assim você diminui as chances de rever os conteúdos confortáveis e fugir dos desafios. Domingo é um excelente dia para planejar a próxima semana!

 

 

► Ação 

 

Busque seguir ao máximo o plano semanal. E ao final do dia, anote as realizações. É importante executar conforme o plano, mesmo que outras situações pareçam ser mais confortáveis e atrativas. E acredite, as tentações irão acontecer aos montes… Seja forte!

 

 

► Controle 

 

Verifique o que deu certo para repetir ou melhorar. O que não deu, corrija. Tenha como objetivo reduzir seu esforço e melhorar seu desempenho, fazendo adaptações para obter o melhor resultado.

 

 

Gostou das nossas dicas sobre como começar a dar seus primeiros passos, ou melhorar em seu planejamento rumo a sua aprovação? Então confira estes outros posts que podem agregar ainda mais na sua preparação! Clique aqui para ler todas as dicas sobre como encontrar o melhor método de estudo para você e clique aqui para ler sobre as Dicas de Direito Constitucional para concurso público que elaboramos na semana passada. Bons estudos! 🙂

Notícias Relacionadas

Você sabe qual o curso extensivo mais adequado para seus estudos?

Os melhores cursos pensados na sua aprovação!

Última oportunidade para aproveitar o melhor para concursos públicos.

A melhor coisa do mundo vai sair do ar...

Direito Penal: Dicas sobre Divisões da Lei Penal para concursos públicos!

Confira nosso resumo a respeito das Divisões da Lei Penal.

Concurso PGM Florianópolis SC: banca contratada

Prefeitura de Florianópolis prepara novo concurso para procuradores com a FEPESE como banca organizadora

Cursos Relacionados
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?