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Oito dicas para você se cuidar durante o isolamento social

Postado em 02 abr 2020 em Blog do Rico

O período de quarentena representa uma grande mudança na rotina das pessoas. As incertezas diante desse cenário são enormes e em todo lugar, o assunto parece ser o mesmo: a pandemia do Coronavírus.

 

Com a avalanche de informações nos noticiários e a perda de controle sobre o seu dia-a-dia, é preciso ter uma atenção extra com a sua saúde mental.

 

Por isso, reunimos algumas dicas para te ajudar a cuidar de você durante esses dias de isolamento social:

 

Não se cobre tanto
Cobrar-se para ser produtivo durante esse momento de quarentena não é eficiente, essa é uma situação atípica e estressante. É preciso desenvolver e se adaptar a um dia-a-dia diferente do que você era acostumado. E é essencial ter em mente que esse período vai passar.

 

Evite o excesso de informações
Procure se informar uma ou duas vezes por dia, não fique acompanhando o noticiário o dia inteiro, pois isso pode gerar muita ansiedade. Procure fontes confiáveis: uma dica é acompanhar o Minuto do Rico, todo dia postamos um resumo rápido, em vídeo, das principais notícias do Covid-19 com o Prof. Luiz Carlos Bruno Jr, disponível em nosso canal no YouTube.

 

Se concentre no agora
Se você está trabalhando em home office, se concentre no seu trabalho. Se você quer fazer um curso online, se concentre no curso. Se estiver lendo um livro, se concentre na leitura. Se estiver estudando para concurso, se concentre no estudo. Existem aplicativos de celular que podem te ajudar nisso. Esqueça as notificações do celular, não olhe as redes sociais o tempo todo e faça o que você tem que fazer.

 

Mantenha uma rotina
Sua rotina mudou, mas não é por isso que ela não deve existir. Estabeleça horários para as suas atividades, hora de acordar, comer, exercitar, trabalhar, estudar, etc. Procure manter uma alimentação saudável e uma atividade física que possa fazer dentro de casa. Diversas academias e treinadores estão disponibilizando treinos para as pessoas fazerem exercício físico dentro de casa, encontre a atividade à qual você melhor se adapta e a inclua na sua rotina.

 

Use a tecnologia para se aproximar das pessoas
Não é porque estamos em isolamento social que temos que nos afastar das pessoas, pelo contrário, é bom para nossa saúde mental estarmos perto emocionalmente de quem amamos. Abuse das videochamadas e das mensagens de carinhos. Estreite laços com pessoas queridas e mantenha-se conectado com quem você ama.

 

Se achar necessário, faça terapia online
Diversos psicólogos e terapeutas estão atendendo via internet para auxiliar as pessoas nesse momento. Se você já fazia terapia, não deixe de realizar suas sessões por conta do isolamento, e se você não fazia e está sentindo os níveis de ansiedade muito altos, essa pode ser a hora de começar.

 

Meditação e Mindfulness
Essas são ferramentas valiosas no cotidiano das pessoas e se você não as pratica, talvez seja um bom momento para começar. A meditação ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e estresse, além de ser benéfica para o fortalecimento do seu sistema imunológico. O mindfulness te ajuda a focar em uma atividade por vez, sem distrações e mantendo a calma. Respire e preste atenção na sua saúde antes de tudo.

 

Cultive seus sonhos
Não deixe de fazer planos e correr atrás do que você quer. Aproveite esse momento para traçar objetivos e definir metas.  Se o seu sonho é ser aprovado em um concurso público, estamos aqui para te ajudar. Converse conosco e iremos te auxiliar a encontrar o curso ideal para você cultivar o seu sonho e correr atras da aprovação, mesmo em quarentena. Não é hora de desanimar. Conte com a gente!

 

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