Novos concursos públicos federais deverão ser autorizados e anunciados até 10 de abril! Isso porque, de acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o governo divulgou que, até tal data, diversos certames deverão ser autorizados, sendo o primeiro bloco massivo de concursos a receberem o aval pela administração federal para sua realização. A ministra ainda destacou que “várias áreas estão com dificuldade. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso”, além de, atualmente, haver previsão de orçamento para a ocorrência de tais, priorizando, assim, os diversos órgãos que possuem maior déficit de pessoal.
Ainda de acordo com Dweck, até o fim do ano deverão ser anunciados três blocos de concursos públicos autorizados, para que haja, devidamente, a recomposição do quadro de funcionários necessária.
Vale destacar que um novo reajuste salarial de 9% para servidores pode estar por vir, já que, nessa última sexta-feira, 31, o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Parlamento o projeto de lei com a alteração – dependendo, agora, da aprovação do Congresso Nacional. A previsão é que o aval possa ser concebido ainda neste mês.
“Assim que ele for aprovado, o governo pode encaminhar o reajuste dos servidores. A meta, temos conversado com os líderes no Congresso, é que tenhamos uma aprovação célere desse projeto, para que seja aprovado ainda no mês de abril e o reajuste dos servidores possa valer a partir de maio”, afirmou Esther Dweck.
O reajuste salarial ainda prevê um aumento de R$ 200 no auxílio alimentação – fato que deverá ser implementado caso assim que houver a aprovação dessa alteração.