O Ministério das Relações Exteriores publicou o edital de seu novo concurso público com o objetivo de preencher 50 vagas na classe inicial de Terceiro Secretário. O cargo, que é o início da carreira de Diplomata, é uma oportunidade promissora para quem busca uma carreira pública com atuação internacional.
A Carreira de Diplomata
Conhecido como Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores é o órgão da administração pública responsável por auxiliar o Presidente da República na formulação da política externa brasileira. Também atua em defesa dos interesses do país nas relações internacionais, com atividades que incluem:
► colher as informações necessárias à formulação e execução da política exterior do Brasil;
► dar execução às diretrizes de política externa estabelecidas pelo Presidente da República;
► representar o governo no exterior;
► negociar e celebrar tratados, acordos e demais atos internacionais;
► organizar, instruir e participar de missões especiais em conferências e reuniões internacionais;
► proteger cidadãos brasileiros no exterior;
► promover os produtos nacionais em outros mercados; e
► tratar da promoção cultural do Brasil no exterior.
Cargos Disponíveis
O edital oferece 50 vagas de nível superior para o cargo de Terceiro-Secretário da Diplomacia.
Das 50 vagas disponíveis, dez estão reservadas para negros e três para pessoas com deficiência. Além disso, serão convocadas mais 75 candidatas mulheres para a segunda fase do concurso para promover a proporcionalidade entre pessoas candidatas do gênero masculino e feminino e corrigir desigualdades de gênero.
Remuneração e Benefícios
A remuneração inicial no Brasil é de R$22.558,56 (valor bruto).
Cronograma do Concurso
► Período de Inscrição e de solicitação de isenção de taxa: das 10h do dia 16/05 até às 18h do dia 4/06/2025 (horário oficial de Brasília);
► Aplicação da prova escrita: 23/8 a 31/8/2025;
► Resultado provisório das provas escritas da Segunda Fase: 23/9/2025
Taxa de Inscrição
A taxa de inscrição é de R$229,00.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do CEBRASPE.
Como se Preparar para o Concurso?
O concurso para se tornar um Diplomata e representar o Brasil nas Relações Internacionais é um dos mais concorridos do país e exige dos candidatos muita dedicação e estudo intenso.
Na primeira fase do concurso será realizada uma prova objetiva, de caráter eliminatório, com 240 questões de certo ou errado. As disciplinas nessa etapa são: Língua portuguesa; História do Brasil; História mundial; Geografia; Língua inglesa; Política internacional; Economia; Direito.
Na segunda etapa, as provas serão escritas e terão caráter eliminatório e classificatório, com questões de Língua portuguesa; Língua inglesa; História do Brasil; Política internacional; Geografia; Economia; Direito; Língua espanhola ou francesa.
O Itamaraty disponibiliza todos os Editais e Guias de Estudo para auxiliar os candidatos na preparação. Para acessar os documentos, clique aqui.
Para receber notícias como essa diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui, inscreva-se na nossa Newsletter gratuitamente e seja Rico em Resultados.