fbpx
Início » Blog do Rico » Ibama é autorizado a contratar 1.481 funcionários temporários!

Ibama é autorizado a contratar 1.481 funcionários temporários!

Postado em 10 jun 2020 em Blog do Rico

Na última quinta-feira (4), foi publicada por meio da Portaria Interministerial 13.378, no Diário Oficial da União, uma autorização concedida pelo Ministério da Economia ao Ibama! Isso porque o instituto entrou com pedido para um novo processo seletivo, com vagas temporárias. 

 

Ao todo são 1.481 oportunidades, destas: 1.160 são reservadas para brigadistas, 281 vagas para cargos de chefia de esquadrão e brigada, enquanto as últimas 40 são para supervisores de brigada. 

 

A justificativa do órgão envolve a necessidade de um maior número de profissionais para as brigadas de incêndio, para reforçar o atendimentos a emergências ambientais. Muito oportunamente, o movimento acontece nesse momento em decorrência do período de secas! 

 

Os selecionados pelo concurso público vão atuar, de junho a outubro, na prevenção e combates de incêndios florestais, em 17 estados e no Distrito Federal, enquanto os contratos terão duração de até seis meses.

 

Dessa maneira, 41 das brigadas serão locadas em terras indígenas, 15 em assentamentos e três em comunidades quilombolas. Além dessas, 13 brigadas serão especializadas em diferentes biomas e outras cinco de acionamento imediato, prontas para atuar em qualquer lugar dos país em até 24 horas. 

 

Mais detalhes sobre os requisitos e sobre as remunerações desses profissionais serão divulgados com a publicação do edital!

 

 

 

 

Outros casos de contratação temporária, permitidos pelo MP

 

A nova seleção do Ibama, autorizada pelo Ministério da Economia, segue o mesmo modelo de contratação temporária, que entrou em vigor com a Medida Provisória nº 922, publicada no início de março. A medida permite contratar temporariamente servidores aposentados. 

 

Além do Ibama, hospitais federais do Rio de Janeiro, o Ministério da Saúde, o INSS e o Ministério do Desenvolvimento Regional também tiveram seleções vagas temporárias  autorizadas.

 

Simultaneamente, o Ibama espera o aval para um novo concurso público, em carreiras efetivas. O número de vagas solicitado ainda não foi confirmado! 

Notícias Relacionadas

Status e previsões dos concursos públicos para 2020 e 2021

São milhares de vagas em diversas áreas, nas esferas estaduais, municipais e federais.

Ibama é autorizado a contratar 1.481 funcionários temporários!

Iniciativa, autorizada pelo Ministério da Economia, vai recrutar brigadistas e chefes de esquadrão

Cursos Relacionados