O concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para juízes substitutos foi oficialmente retomado após a suspensão do certame devido à pandemia da Covid-19. As provas da segunda etapa, inclusive, foram aplicadas ainda neste mês, no último domingo, 11. A realização do exame ocorreu na Zona Sul do Rio de Janeiro, na Universidade Santa Úrsula.
As provas contaram com a participação de 821 inscritos que estavam habilitados a realizar essa segunda etapa do concurso. No dia de aplicação, até mesmo o presidente do TJ RJ estava presente para cumprimentar os candidatos e desejar uma boa prova. Segundo ele, essa retomada do certame é importantíssima para que o quadro de servidores magistrados se mantenha completo.
“Tenham confiança e utilizem o preparo que tiveram ao longo deste tempo para serem aprovados no concurso. Nós precisamos de muita gente passando e espero abraçá-los, muito em breve, no dia da posse”, afirmou.
O CONCURSO
O concurso para juízes contou com a publicação do edital no ano de 2019 e oferta 50 vagas imediatas para o cargo de juiz substituto, que possui remunerações iniciais de R$30.404,42. Do total de vagas, 3 foram reservadas para pessoas com deficiência e dez para candidatos negros.
AS PROVAS
As provas objetivas para o concurso de magistratura ocorreram ainda no início do ano de 2020 e já contaram com a divulgação do resultado final deste. Agora, os candidatos ainda terão de realizar a segunda, terceira, quarta e quinta etapa da seleção.
A segunda etapa foi dividida em duas partes, a primeira com 25 questões discursivas sobre Noções Gerais de Direito e Formação Humanística + outras disciplinas listadas no conteúdo programático. A segunda parte conteve dois exames práticos de sentença, um de natureza cível e outro de natureza penal.
O concurso ainda conta com mais 3 outras etapas, sendo elas:
► 3° etapa – inscrição definitiva, avaliação física dos candidatos com deficiência, exame de sanidade física e mental, avaliação psicológica, sindicância da vida pregressa e investigação social;
► 4° etapa – uma prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; e