Com as provas objetivas do concurso Tribunal de Contas da União ocorridas no último domingo, 13 de março, com um total de 19.932 inscritos, os candidatos já podem consultar os gabaritos preliminares divulgados no site da banca organizadora, a Fundação Getulio Vargas. Vale destacar que, caso necessário, o processo de requisição da interposição de recursos pode ser solicitado apenas até hoje (17).
O CONCURSO
O edital do concurso Tribunal de Contas da União (TCU) foi publicado no mês de outubro de 2021, no dia 29. A oferta é de 20 vagas para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo, com salários iniciais de R$21.947,82, sendo necessário ter ensino superior completo ou habilitação legal equivalente em qualquer área de formação.
Do total de oportunidades, 15 são para ampla concorrência, uma para pessoas com deficiência e quatro para negros. Ainda terá formação de cadastro reserva, em que os aprovados poderão ser convocados durante o prazo de validade da seleção (2 anos, podendo ser prorrogado por mais 2 anos).
A remuneração inicial é de R$21.947,82 para jornada de 40 horas por semana. A lotação dos aprovados será exclusivamente em Brasília, no Distrito Federal. As provas, porém, estão confirmadas para todas as capitais.
AS ETAPAS
O concurso TCU será composto por duas etapas: provas objetivas e discursivas, realizadas em todas as capitais do país. Com as seguintes datas de aplicação:
Prova objetiva: 13 de março de 2022
Prova discursiva: 22 de maio de 2022
Os classificados ainda serão submetidos ao Programa de Formação, realizado em Brasília DF com duração mínima de 120 horas.
AS PROVAS
Prova discursiva
Serão convocados para prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, os classificados até a 300ª posição na objetiva, respeitados os empates na última colocação, para ampla concorrência. Além dos classificados até a 20ª posição para candidatos com deficiência e até a 80ª posição para candidatos negros. A aplicação das provas discursivas ocorrerá nas capitais brasileiras em que tiverem aprovados na objetiva.
Na prova discursiva, os candidatos deverão responder a duas questões discursivas de Conhecimentos Gerais em até 20 linhas cada, valendo 15 pontos cada. E duas questões discursivas de Conhecimentos Específicos a serem respondida em até 20 linhas cada, valendo 15 pontos cada. Além de uma redação de peça de natureza técnica a ser elaborada em até 50 linhas, valendo 40 pontos.
Na correção serão considerados os acertos das respostas dadas, o grau de conhecimento do tema demonstrado pelo participante, a fluência e a coerência da exposição. Será reprovado e eliminado do concurso público o candidato que tiver nota inferior a 50 pontos no conjunto das provas discursivas.
Programa de Formação
Os classificados do concurso TCU serão convocados para o Programa de Formação, a ser realizado em Brasília DF com duração mínima de 120 horas. Nesse período, serão passados conhecimentos necessários à carreira de auditor federal de controle externo. Durante o Programa de Formação, o candidato fará jus a auxílio financeiro, na forma da legislação vigente à época de sua realização, sobre o qual incidirão os descontos legais, ressalvado o direito de optar pela percepção do vencimento e das vantagens do cargo efetivo, no caso de ser servidor da Administração Pública Federal.
new RDStationForms(‘concursotcu-interessados-blog-d4f8a1b38fae76493678’, ‘UA-51679459-2’).createForm();