Em virtude do agravamento da pandemia do Covid-19, o concurso da Polícia Militar de Tocantins adiou a data de aplicação das provas, que ocorreria no dia 14 de março. Agora, ficou definido para abril, no dia 4.
A anunciação ocorreu por intermédio de uma coletiva de imprensa, onde a prefeita de Palmas declarou a intenção de realizar o adiamento. Posteriormente, tanto o secretário chefe da casa civil do governo de Tocantins, quanto o comandante-geral da corporação confirmaram o fato.
“Em meio ao aumento dos casos de infecção por Covid-19 achamos mais prudente adiar as provas para a realização das provas objetivas para o dia 4 de abril. Até a data vamos acompanhar o desenvolvimento do quadro para realizarmos a avaliação”, citou o comandante.
O CONCURSO
O concurso irá oferecer cerca de 1.000 vagas destinadas a diversos cargos, principalmente para soldados.
O governador Mauro Carlesse confirmou que haverá as seguintes distribuições das vagas:
► 950 vagas para soldado;
► 50 vagas para músicos;
► 20 vagas para técnico em enfermagem;
► 5 vagas para técnico em saúde bucal.
Para aqueles que quiserem concorrer na área da saúde, será necessário possuir, além dos pré-requisitos básicos, algum curso no ramo de Técnico em Enfermagem ou Técnico em Saúde Bucal.
REMUNERAÇÃO
O cargo de soldado tem uma remuneração inicial de R$ 2.365,69, durante o curso de formação. Após o curso, os aprovados ganham uma remuneração de R$ 4.758,56.
REQUISITOS
Para participar do concurso, é necessário ter ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo na categoria B. A idade máxima para ingresso agora é de 32 anos.
O ÚLTIMO CONCURSO
O último concurso para PM de Tocantins foi em 2018, também com a oferta de 1000 vagas. O concurso foi realizado em cinco etapas: Provas Objetivas, Exame de Capacidade Física, Avaliação Psicológica, Avaliação Médica e Odontológica e Investigação Social.
Na prova objetiva, foram aplicadas 60 questões, sendo elas:
► 20 questões de Língua Portuguesa;
► 10 questões de Atualidades e Conhecimentos Regionais;
► 10 questões de Noções de Direito;
► 10 questões de Normas Pertinentes à PMTO;
► 5 questões de Raciocínio Lógico e Matemático;