Apesar do aval ainda não ter sido concedido para a ocorrência do novo concurso da Polícia Militar de São Paulo para soldados, a banca Vunesp já se adiantou e foi definida como a organizadora do certame para que os processos se deem de maneira mais rápida.
A dispensa de licitação da banca organizadora se deu nesta quinta-feira, 12, e, mesmo havendo a assinatura do contrato com o órgão, como já citado, para que o edital possa ser publicado é necessário que o governo autorize a ocorrência deste novo concurso PM SP. A previsão é que isso ocorra de maneira rápida, já que o objetivo é publicar o edital ainda este ano.
O CONCURSO
Foi solicitado um novo concurso da Polícia Militar de São Paulo com 5.400 vagas no mês de junho. De acordo com o anunciado, o quantitativo será dividido em dois editais, cada um com 2.700, como havia sido realizado anteriormente.
Inclusive, a PM SP contava anteriormente com um concurso em eminência com a oferta de 2.700 vagas que, no entanto, teve seu aval expirado. Agora, o órgão solicitou a autorização para essas novas 5.400 vagas para haver então os novos certames.
Para concorrer ao cargo de Soldados, será necessário possuir o nível médio de escolaridade e ter entre 17 e 30 anos, além de possuir altura mínima de 1m55 para mulheres e 1m60 para homens. Também é requisitado possuir carteira de habilitação entre as categorias ‘B’ e ‘E’ para poder participar da seleção.
AS ETAPAS DO ÚLTIMO CONCURSO
Com base no último concurso, que contou com a aplicação das provas objetivas no dia 16 de maio deste ano, o certame contou com 6 etapas, sendo elas:
► Prova objetiva e de redação;
► Exame de Aptidão Física;
► Exames psicológicos;
► Exames de saúde;
► Avaliação de conduta social; e
► Análise de documentos.
As provas objetivas foram compostas por questões a respeito de:
► Língua Portuguesa;
► Matemática;
► História Geral;
► História do Brasil;
► Geografia Geral;
► Geografia do Brasil;
► Atualidades;
► Noções Básicas de Informática;
► Constituição Federal; e
► Constituição do Estado de São Paulo.