As provas do concurso da Polícia Militar do estado do Paraná haviam sido adiadas devido ao agravamento da pandemia do Covid-19, além de haver o fato do dia previsto (28 de março) coincidir com a aplicação dos exames do vestibular da UFPR – que é a banca organizadora da seleção. Agora, no final da quinta-feira desta semana, houveram as divulgações acerca da nova data definida, dia 13 de junho.
Os exames das outras fases do concurso também sofrerão alteração, sendo aguardado uma nova anunciação para este novo cronograma. O documento afirma:
“Alertar que, de acordo com a evolução do quadro epidemiológico da covid-19 (coronavírus, SARS-Cov-2), a data prevista neste edital poderá sofrer nova alteração”.
O CONCURSO
O concurso da PM-PR prevê a contratação de 2,4 mil policiais e bombeiros. De acordo com a organização, foram 155,7 mil inscritos, sendo 137.377 para soldado e 18.324 para bombeiro militar. O edital inicial previa a realização da prova em junho de 2020. No entanto, por causa da pandemia do novo coronavírus, a data havia sido remarcada para 28 de março deste ano.
AS PROVAS
As provas objetivas da seleção será composta por 60 questões, sendo distribuídas da seguinte maneira:
► 15 questões de Língua Portuguesa;
► 15 de Matemática;
► 10 de História;
► 12 de Geografia;
► 7 de Informática; e
► 4 Estatuto da Criança e do Adolescente.
Além disso, os candidatos passarão por outras etapas, como:
► A Redação;
► O Teste de Aptidão Física (TAF);
► O Exame de Sanidade Física, Avaliação Psicológica; e