O edital do concurso da Polícia Militar de Minas Gerais foi oficialmente publicado e conta com a oferta de 120 vagas destinadas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). Desse quantitativo, 108 são para candidatos homens e 12 para mulheres.
Para concorrer é necessário possuir graduação em Direito e possuir entre 18 e 30 anos, com altura mínima de 1,60m.
Os candidatos aprovados ocuparão inicialmente o posto de Cadetes, que possui remuneração inicial de R$6.519,44. Após a formação, o posto passa a ser o de Aspirante a Oficial, conforme a ordem classificatória do Curso de Formação de Oficiais.
AS INSCRIÇÕES
As inscrições do concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais iniciou nesta segunda-feira, 12, e ficarão abertas até o dia 12 do próximo mês. Para se candidatar, basta acessar o site da PM MG e preencher o formulário com os dados requisitados no período referido. Será cobrado uma taxa no valor de R$200,57, que poderá ser isentada por membros de família de baixa renda, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e/ou candidatos desempregados que não possuam vínculo empregatício. A solicitação poderá ser realizada até essa terça-feira, 13.
AS PROVAS
O concurso da PM MG contará com duas etapas ao total. A primeira, inclui as provas objetivas e discursivas, que acontecerão no dia 12 de setembro nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas. A segunda fase engloba as avaliações psicológicas, a avaliação física militar (AFM), a prova oral e a prova de títulos.
As provas objetivas contarão com um total de 40 questões distribuídas da seguinte forma:
► 5 questões de Direito Administrativo;
► 5 questões de Direito Constitucional;
► 4 questões de Direito Penal;
► 4 questões de Direito Penal Militar;
► 4 questões de Direito Processual Penal;
► 4 questões de Direito Processual Penal Militar;
► 2 questões de Direitos Humanos;
► 6 questões de Legislação Extravagante;
► 2 questões de Legislação Institucional;
► 4 questões de Língua Portuguesa.
As provas discursivas terão como base a elaboração de uma redação com no máximo 30 linhas e mínimo de 120 palavras a respeito de um tema fornecido na hora da aplicação.
Os exames das provas orais englobarão as disciplinas de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal Comum e Militar, Direito Processual Penal Comum e Militar e deverão ser aplicadas na capital do estado, em Belo Horizonte.