Com a comissão organizadora do concurso do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul já formada, aumentam cada vez mais os anseios para o desenrolar dos trâmites do certame e para a devida então publicação do edital. Um dos importantes cargos ofertados pela seleção aprovada em 2019, será o de Desenhista – carreira em que o concurso já abordou, também, em 2012. Com essa incessante expectativa para o certame, os futuros candidatos questionam-se a respeito das funções e designações do cargo, fato que abordaremos especificamente neste post.
O que faz?
De acordo com o edital do concurso disponibilizado no ano de 2012, o cargo de Desenhista (Classe M) tem como a principal função a execução de desenhos técnicos e gráficos em geral. Seria aquele que elabora desenhos/esboços conforme as técnicas de adequação para a produção desejada.
Especificamente e analiticamente, o cargo para o concurso é descrito para aqueles que se qualificariam a desenhar plantas, cortes, fachadas e detalhes de prédios. Efetuariam a elaboração de gráficos e desenhos em perspectiva, além da preparação de croquis de acordo com a escala. Seriam responsáveis por executar desenhos arquitetônicos, assim como a realização de projetos de obras, cálculos de coordenadas geográficas, desenhos de letreiros e cartazes, organogramas, fluxogramas e gráficos em geral.
Para o cargo, os aprovados trabalhariam na elaboração de desenhos didáticos, como projetos de ajardinamento, esquemas de sistemas elétricos e telefônicos. Executariam a procedência à reconstituição de plantas, desenhariam formulários, a redução e ampliação de plantas e colaborariam na confecção de maquetes.
Requisitos para se candidatar