fbpx
Início » Blog do Rico » Concurso para desenhista? Você sabia que existe? Saiba todos os detalhes!

Concurso para desenhista? Você sabia que existe? Saiba todos os detalhes!

Postado em 08 abr 2021 em Blog do Rico

Com a comissão organizadora do concurso do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul já formada, aumentam cada vez mais os anseios para o desenrolar dos trâmites do certame e para a devida então publicação do edital. Um dos importantes cargos ofertados pela seleção aprovada em 2019, será o de Desenhista – carreira em que o concurso já abordou, também, em 2012. Com essa incessante expectativa para o certame, os futuros candidatos questionam-se a respeito das funções e designações do cargo, fato que abordaremos especificamente neste post.

 

 

O que faz?  

 

De acordo com o edital do concurso disponibilizado no ano de 2012, o cargo de Desenhista (Classe M) tem como a principal função a execução de desenhos técnicos e gráficos em geral. Seria aquele que elabora desenhos/esboços conforme as técnicas de adequação para a produção desejada.

 

Especificamente e analiticamente, o cargo para o concurso é descrito para aqueles que se qualificariam a desenhar plantas, cortes, fachadas e detalhes de prédios. Efetuariam a elaboração de gráficos e desenhos em perspectiva, além da preparação de croquis de acordo com a escala. Seriam responsáveis por executar desenhos arquitetônicos, assim como a realização de projetos de obras, cálculos de coordenadas geográficas, desenhos de letreiros e cartazes, organogramas, fluxogramas e gráficos em geral.

 

Para o cargo, os aprovados trabalhariam na elaboração de desenhos didáticos, como projetos de ajardinamento, esquemas de sistemas elétricos e telefônicos. Executariam a procedência à reconstituição de plantas, desenhariam formulários, a redução e ampliação de plantas e colaborariam na confecção de maquetes.

 

 

Requisitos para se candidatar  

 

De acordo com o último edital que ofertou a vaga em questão, poderiam se candidatar aqueles que possuíssem o ensino médio completo + certificado de habilitação ou treinamento, reconhecido oficialmente ou cursando matéria de curso onde seja ministrada matéria e/ou exija prática de desenhos. As remunerações da carreira no órgão chegariam, inicialmente, a R$ 3.559,92, conforme o edital disponibilizado no ano de 2012.

Notícias Relacionadas

Concurso para desenhista? Você sabia que existe? Saiba todos os detalhes!

O cargo para o concurso é descrito para aqueles que se qualificariam a desenhar plantas, cortes, fachadas e detalhes de prédios. Efetuariam a elaboração de gráficos e desenhos em perspectiva, além da preparação de croquis de acordo com a escala. Seriam responsáveis por executar desenhos arquitetônicos, assim como a realização de projetos de obras, cálculos de coordenadas geográficas, desenhos de letreiros e cartazes, organogramas, fluxogramas e gráficos em geral.

Concurso TJRS: Publicado edital para nível médio

Remuneração inicial de R$ 9 mil para Oficial de Justiça Classe O

Cursos Relacionados