fbpx
Início » Blog do Rico » Concurso MP PR Promotor: Edital retificado e cronograma alterado

Concurso MP PR Promotor: Edital retificado e cronograma alterado

Postado em 15 set 2021 em Blog do Rico

O edital do concurso do Ministério Público do Paraná foi retificado! A alteração traz uma nova data para a aplicação da prova preambular, antes prevista para o dia 21 de novembro e agora marcada para o dia 5 de dezembro.

 

O conteúdo programático do Grupo II também foi modificado, passando de quatro questões para cinco na matéria de Direito Administrativo.

 

Além disso, a retificação trouxe alguns outros critérios para avaliação da prova preambular e para as inscrições de candidatos negros e pessoas com deficiência. Confira abaixo como o cronograma agora está disponibilizado:

 

► Inscrições preliminares: de 14 de setembro a 13 de outubro;

 

► Isenção: de 14 a 21 de setembro;

 

► Entrevista com os candidatos às vagas reservadas: 25 a 27 de outubro;

 

► Prova preambular: 5 de dezembro;

 

► Provas escritas (dos grupos I ao V): 24 a 28 de janeiro de 2022;

 

► Inscrição definitiva: de 6 a 25 de abril de 2022;

 

► Exames de sanidade física e mental: de 6 a 25 de abril de 2022;

 

► Sindicância: de 26 de abril a 12 de maio de 2022;

 

► Prova oral: 21 de maio a 10 de junho de 2022;

 

► Resultado final: 29 de junho de 2022.

 

 

O CONCURSO 

 

O edital do concurso do Ministério Público no Paraná para promotor substituto foi oficialmente publicado! São ofertadas um total de sete vagas para o cargo, sendo necessário possuir formação superior no Bacharelado de Direito e contar com três anos no mínimo de prática jurídica. O cargo possui uma remuneração inicial de R$28.884,20, o que pode ser um grande atrativo para os concorrentes.

 

 

AS INSCRIÇÕES 

 

As inscrições do concurso estarão disponíveis até o dia 13 de outubro, podendo ser realizadas no site do Ministério Público do Paraná. Será cobrado uma taxa no valor de R$250, podendo ser isentada por doadores de sangue e inscritos no Cadastro Único até o dia 21 de setembro.

 

 

AS PROVAS 

 

Serão um total de seis etapas adotadas pelo concurso MP PR, sendo elas: a prova preambular; as provas escritas; os exames de sanidade física e mental; sindicância; prova oral; e a prova de títulos. As provas escritas estão previstas para ocorrerem no dia 21 de novembro, sendo divididas em cinco grupos, como:

 

► I Grupo: Direito Penal (15 questões), Direito Eleitoral (três) e Legislação do Ministério Público (duas);

 

► II Grupo: Direito Constitucional (12), Direito Administrativo (cinco), Direito Tributário (duas) e Filosofia do Direito ou Sociologia Jurídica (uma).

 

► III Grupo: Direito Civil (8 questões), Direito Empresarial (duas) e Direito Processual Civil (dez);

 

► IV Grupo: Direito Processual Penal (11), Execução Penal (três), Medicina Legal (uma), Direito do Consumidor (três) e Direito Sanitário (duas);

 

► V Grupo: Direito da Infância e da Juventude e/ou Direito à Educação (cinco), Proteção ao Patrimônio Público (quatro), Direito Ambiental e Habitação e Urbanismo (quatro), Ação Civil Pública, Ações Coletivas e/ou procedimentos extrajudiciais de atribuição do Ministério Público – Inquérito Civil, Procedimento Preparatório, Procedimento Administrativo e Notícia de Fato (três), Direitos da Pessoa com Deficiência (uma), Direitos do Idoso (uma) e Direitos Humanos (duas).

Notícias Relacionadas

Concurso MP PR Promotor: Edital retificado e cronograma alterado

Edital com sete vagas para promotores substituto é publicado! As inscrições já estão abertas.

Concurso MP PR: Regulamento para promotores é aprovado!

Após o regulamento ser aprovado, edital fica iminente!

Cursos Relacionados
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?