Um novo edital para o concurso da Marinha do Brasil foi oficialmente publicado. Desta vez, as vagas são destinadas para o Quadro Técnico do órgão, como ingresso no Corpo Auxiliar, para o cargo de Primeiro-Tenente – de nível superior em diversas especialidades. A carreira possui uma remuneração de R$9.070,60 + benefícios, podendo concorrer aqueles que possuírem formação em:
► Biblioteconomia (1)
► Comunicação Social (1)
► Direito (2)
► Educação Física (1)
► Estatística (1)
► Informática/Especialidade Banco de Dados (1)
► Informática/Especialidade Desenvolvimento de Sistemas (1)
► Informática/Especialidade Infraestrutura de TI (1)
► Informática/Especialidade Segurança da Informação (1)
► Meteorologia (1)
► Pedagogia (1)
► Psicologia (2)
► Segurança do Tráfego Aquaviário (2)
O concurso oferta um total de 16 vagas para o cargo de Primeiro-Tenente, distribuídas conforme pontuado acima. Os interessados deverão ter concluído ou estar em fase de conclusão dos cursos de nível superior nas áreas descritas, podendo ser tanto bacharelado, quanto licenciatura. Além disso, é necessário que o candidato esteja devidamente registrado no órgão fiscalizador da profissão, exceto para as vagas do Direito. Tanto mulheres quanto homens poderão concorrer ao cargo, devendo apenas possuir altura mínima de 1,54m e máxima de 2m e ter menos de 35 anos até o dia 30 de junho deste ano.
AS INSCRIÇÕES
As inscrições do concurso da Marinha 2022 para o Quadro Técnico abrem no dia 4 de julho, ficando abertas até o dia 17 de mesmo mês. Os interessados deverão realizar o processo de candidatura no site do próprio órgão nesse período referido, mediante o pagamento da taxa de R$140. A isenção desse valor poderá ser solicitada até o dia 11 de julho, por inscritos no CadÚnico ou doadores de medula óssea.
AS PROVAS
O concurso terá um total de três etapas de avaliação, todas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira é composta pelas provas escritas – as objetivas (com 50 questões), a redação e a discursiva (para o cargo de Direito, a respeito de Conhecimentos Profissionais) – marcadas para o dia 28 de agosto. A segunda etapa do certame, nomeada como “eventos complementares“, avaliará os seguintes aspectos nos candidatos:
► Verificação de Dados Biográficos (VDB);
► Inspeção de Saúde (IS);
► Teste de Aptidão Física (TAF) – Natação e Corrida;
► Avaliação Psicológica (AP);
► Verificação de Documentos (VD);
► Prova de Títulos (PT);
► Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH)