fbpx
Início » Blog do Rico » Concurso ITA: 150 vagas autorizadas

Concurso ITA: 150 vagas autorizadas

Postado em 18 jul 2020 em Blog do Rico

O concurso do Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA 2021 teve seu quantitativo de vagas divulgado. Serão ofertadas 150 vagas para formação de engenheiros em diversas áreas.

 

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Já a publicação do edital ainda não tem data definida, mas pode acontecer a qualquer momento.

 

Segundo o Comando da Aeronáutica, as vagas ofertadas no concurso serão:

 

► 24 vagas para Engenharia Aeronáutica;

► 26 vagas para Engenharia Eletrônica;

► 26 vagas para Engenharia-Mecânica-Aeronáutica;

► 24 vagas para Engenharia Civil-Aeronáutica;

► 24 vagas para Engenharia de Computação;

► 26 vagas para Engenharia Aeroespacial;

 

Dessas vagas, 119 serão para candidatos não optante ao quadro de oficiais engenheiros, aprovados na admissão. Os demais 31 serão para aprovados optantes.

 

 

REQUISITOS DO CONCURSO

 

Para concorrer, é necessário já ter concluído o ensino médio, ser brasileiro nato e não completar 25 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula para ingressar no cargo.

 

Apesar do edital ainda não ter data confirmada para sair, em abril, o Comando da Aeronáutica divulgou o cronograma da seleção. As inscrições do concurso iniciam a partir do dia 1º de agosto e seguem até o dia 15 de setembro. A taxa de inscrição é no valor de R$ 140.

 

O ITA também confirmou que a primeira etapa das provas está prevista inicialmente para acontecer no dia 20 de novembro, enquanto que a segunda seria nos dias 8 e 9 de dezembro. No entanto essas datas podem ser alteradas por conta da pandemia do coronavírus.

 

 

CINCO ANOS DE GRADUAÇÃO

 

De acordo com o último edital, a graduação em engenharia no ITA tem um total de 5 anos, dividida em: 

 

► 2 anos de curso fundamental comum a todos

► 3 anos de curso profissional em uma das habilitações.

 

A graduação é feita no Instituto Tecnológico de Aeronáutica localizado em São José dos Campos.

 

 

AS PROVAS

 

É esperado que o próximo edital se baseie no anterior, com três fases. A primeira é composta pela prova objetiva e discursiva.

 

Na prova objetiva, são cobradas 70 questões, sendo elas: 15 de Matemática, 15 de Física, 15 de Química, 15 de Português e 10 de Inglês. Já a prova discursiva é composta por dissertativas de Matemática, Física e Química, com 10 questões de cada matéria e uma Redação.

Notícias Relacionadas

Concurso ITA: 150 vagas autorizadas

Serão 150 vagas para formação de engenheiros.

Cursos Relacionados