fbpx
Início » Blog do Rico » Concurso INSS: orçamento para novo concurso é confirmado

Concurso INSS: orçamento para novo concurso é confirmado

Postado em 15 jul 2021 em Blog do Rico

Os preparativos do novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social estão avançando cada vez mais! De acordo com uma reunião ocorrida ainda neste mês, o presidente Leonardo Rolim confirmou que o orçamento para o certame está devidamente presente no PLOA de 2022.

 

O secretário Administração e Finanças da Fenasps, Moacir Lopes, ainda afirmou:

 

“Na audiência com o presidente do INSS, nos dias 8 e 13 de setembro, o mesmo reafirmou que existe a verba no orçamento para realizar concurso para 7.500 vagas. Vamos agora pressionar o governo para a realização do concurso”.

 

 

OS TRÂMITES DO CONCURSO 

 

De acordo com uma declaração concedida na terça-feira, 13 de julho, pelo presidente do Instituto Nacional de Seguro Social, Leonardo Rolim, o concurso do INSS tem previsão de ocorrer antes das eleições do ano de 2022.

 

A afirmação foi dada durante uma videochamada, que obteve a participação do chefe do setor de Gestão de Pessoas e Equipe, além dos dirigentes sindicais. Em meio a conferência, a questão da exigência do nível superior para o cargo técnico foi novamente levantada, alegando que de fato não será requisitado o nível médio, e sim o superior.

 

Vale destacar que, em meio a uma entrevista concedida à Folha Dirigida no final do mês passado, o diretor de Gestão de Pessoas e Administração, Rogério Souza, afirmou que não haverá alteração de escolaridade, mantendo assim o requisito de nível médio.

 

Esse fato acerca da mudança de escolaridade do nível médio para o superior deve ser esclarecida em breve, já que o órgão ainda aguarda o aval do Ministério da Economia.

 

 

O CONCURSO 

 

Na sexta-feira do dia 18 de junho, foi anunciado a distribuição das vagas do novo concurso INSS, que estava previsto para haver 10 mil provimentos. Ao todo, foram solicitadas 7.575 vagas ao Ministério da Economia, sendo 6.004 para técnico do seguro social e 1.571 para analista. Confira abaixo como ficou disposta a distribuição de tais:

 

► Técnico do seguro social (com remunerações de R$5.447,78)

 

– Contemplando as áreas de: Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas), Combate à Fraude (734), Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216), Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40), Serviço de Cobrança Administrativa (34), Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).

 

► Analista do seguro social (com remunerações de R$8.357,07)

 

– Contemplando as áreas de: Serviço Social (463 vagas), Reabilitação Profissional (702) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).

 

Um outro detalhe presente no pedido é a sugestão concedida pelo órgão acerca do requisito da escolaridade do cargo de técnico do seguro social. De acordo com a solicitação, a exigência é que ao invés do nível médio, seja cobrado formação no nível superior.

 

Apesar de ter sido requisitada a alteração, ainda não houve nenhuma confirmação a respeito da modificação. O cargo inclusive, por lei, requer oficialmente formação no nível intermediário e, para haver uma mudança, há de ser aceito primeiro no Ministério da Economia, para depois ocorrer o processo de alteração do requisito na legislação, com aval do presidente da república.

 

 

AS VACÂNCIAS 

 

O órgão conta com um enorme índice de vacâncias, chegando a 22 mil servidores deficitários. Ainda no ano de 2022, os contratos de aposentados e militares inativos temporários serão oficialmente encerrados, fato que indica ainda mais a possibilidade do concurso ocorrer e obter sua aprovação no Ministério da Economia. Recentemente, inclusive, o Instituto declarou que há uma expressa dificuldade quanto aos atendimentos devido a falta de servidores para administrar as altas demandas.

 

“É um número que, a cada ano, vai tendo uma nova demanda por conta das aposentadorias. O INSS tem um percentual razoável de servidores que já está em abono de permanência, ou seja, que já está em condições de se aposentar. Isso faz com que haja uma preocupação de termos concursos. De inclusive ter uma reserva para eventuais contratações futuras”, declarou o presidente do INSS, Leonardo Rolim.

 

Rolim ainda afirma estar positivo em questão do aval a ser concedido pelo Ministério da Economia, dado a necessidade da ocorrência deste novo concurso para o órgão.

 

 

O ÚLTIMO CONCURSO 

 

O último concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social foi realizado no ano de 2015 e ofertou 950 vagas ao total para cargos de nível médio/técnico e superior (analistas).

 

Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva com 120 questões a respeito de Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos para os cargos de técnicos e Português, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência para o cargo de analistas.

 

 

INSS VIP 2021 

 

Se você quer ser servidor do INSS, estudar com antecedência e direcionamento é o diferencial! Sabia que aqui no Rico Domingues contamos com um curso preparatório pensado exclusivamente no concurso, com as principais disciplinas? Clique aqui e saiba mais!

Notícias Relacionadas

Concurso INSS: proposta orçamentária de 9.229 vagas para 2024 é aprovada!

Novo concurso em 2024 pode estar por vir!

Concurso INSS: novo concurso com 1.700 vagas é anunciado!

Novo concurso para peritos com 1.700 vagas pode ocorrer em breve.

Concurso INSS: presidente afirma necessidade de novo concurso!

Convocação de mais candidatos e novo concurso para analistas é solicitado.

Concurso INSS: novo certame solicitado!

7.655 provimentos solicitados!

Cursos Relacionados