fbpx
Início » Blog do Rico » Concurso IBGE Censo: Provas Suspensas!

Concurso IBGE Censo: Provas Suspensas!

Postado em 07 abr 2021 em Blog do Rico

As provas do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que conta com mais de 200 mil vagas destinadas ao Censo Demográfico, foram oficialmente suspensas. O comunicado foi publicado nesta terça-feira, 6, no site da banca organizadora, Cebraspe.

 

Os exames estavam marcados para ocorrer ainda neste mês, nos dias 18 e 25. O motivo da suspensão se deu em meio à redução anunciada em março de 96% da verba de recursos ao Censo Demográfico.

 

De acordo com o anunciado, tanto o órgão quanto a banca organizadora, ainda visam meios de reorganizar-se para tentar haver uma futura aplicação das provas do concurso, fato que está a depender, no entanto, da relação do Ministério da Economia com o orçamento que poderá ser deliberado ao Censo.

 

 

O CONCURSO  

 

São 204.307 vagas temporárias distribuídas ao redor de todo o país. 181.898 serão para o cargo de para Recenseador (de nível fundamental), 5.450 para o de Agente Censitário Municipal (ACM) e 16.959 para Agente Censitário Supervisor (ACS) – ambos exigem nível médio.

 

As remunerações para o cargo de recenseador serão calculadas de acordo com a produção/setor censitário recenseado. Os cargos de Agentes contam com vencimentos mensais entre R$2.100 para o municipal (ACM) e R$1.700 para o supervisor (ACS) + o auxílio alimentação, auxílio-transporte e auxílio pré-escolar, além do 13° salário.

 

A carga horária de trabalho para os cargos de agentes é de 40 horas semanais e, para recenseadores, será de 25 horas por semana, no mínimo. A contratação terá validade de 5 meses inicialmente para as carreiras de ACM e ACS e três para a profissão citada de nível fundamental, podendo ter esse prazo prorrogado conforme as necessidades do Instituto.

 

 

AS PROVAS DO CONCURSO  

 

As provas serão distintas para agentes e recenseadores mas ambos contarão com uma prova objetiva do estilo de “certo e errado”. As datas também estavam previstas para ocorrerem em dias diferentes. Ao todo, serão 60 questões para o cargo de agentes censitários distribuídas da seguinte maneira:

 

► 10 de Língua Portuguesa;

 

► 10 de Raciocínio Lógico Quantitativo;

 

► 5 de Ética no Serviço Público;

 

► 15 de Noções de Administração/Situações Gerenciais; e

 

► 20 de Conhecimentos técnicos.

 

Para recenseadores, seriam 50 questões ao total, abordando a respeito de:

 

► 10 de Língua Portuguesa;

 

► 5 de Ética no Serviço Público;

 

► 10 de Matemática; e

 

► 25 de Conhecimentos técnicos.

Notícias Relacionadas

Concurso IBGE Censo: Provas Suspensas!

As provas do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que conta com mais de 200 mil vagas destinadas ao Censo Demográfico, foram oficialmente suspensas. O comunicado foi publicado nesta terça-feira, 6, no site da banca organizadora, Cebraspe.

Concurso IBGE: editais publicados para 6.500 vagas temporárias.

Os editais do concurso para temporários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que disponibiliza 6.500 vagas (das quais não visa o censo demográfico), foram oficialmente publicados. São 4 certames divididos devidamente para cada cargo ofertado, com duas bancas organizadoras (o Cebraspe e o IBFC).

Concurso IBGE: Outro edital tem a banca organizadora contratada.

O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística conta com um outro certame em andamento, que não visa o Censo Demográfico. Serão 2 bancas para contratação, e uma delas já conta com o extrato de licitação publicado no Diário Oficial da União.

Concurso IBGE: Editais publicados com 204 mil vagas temporárias!

O edital do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para o Censo Demográfico foi enfim publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 18 de fevereiro. São 204.307 vagas temporárias distribuídas ao redor de todo o país. 181.898 serão para o cargo de para Recenseador (de nível fundamental), 5.450 para o de Agente Censitário Municipal (ACM) e 16.959 para Agente Censitário Supervisor (ACS) – ambas exigem nível médio.

Cursos Relacionados