Após o concurso DPE PR ser suspenso por alguns meses, desde abril, a comissão organizadora agora foi oficialmente formada – marcando a retomada do certame. Confira abaixo os integrantes da comissão:
► Defensor Leonardo Alvite Canella;
► Defensor Dezidério Machado de Lima;
► Defensora Maísa Dias Pimenta;
► Ana Luiza Nicoli Graciano; e
► Defensora Ana Carolina Oliveira Lanzillotta de Moraes.
O concurso da Defensoria Pública do estado do Paraná já conta com o regulamento publicado. Agora, a comissão deverá ser responsável pela elaboração do projeto inicial do edital e dos processos para a contratação de uma banca organizadora.
O REGULAMENTO
Segundo o regulamento, o concurso terá um total de 3 fases – as provas objetivas, uma redação e a avaliação de títulos. Esses últimos, no caso, estão previstos apenas para os cargos que exigem o nível superior.
As provas objetivas para o nível médio/técnico cobrarão as disciplinas de Língua Portuguesa, raciocínio lógico, noções sobre a Lei Orgânica Estadual da Defensoria Pública, noções sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Paraná e outras específicas em relação ao cargo escolhido.
Em relação aos cargos de nível superior, serão cobrados conteúdos de Língua Portuguesa, noções sobre a Lei Orgânica Estadual da Defensoria Pública, sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Paraná, sobre Direito Constitucional e Direito Administrativo, além das matérias específicas da área optada.
A previsão é que os exames tenham um total de 50 questões. Quanto à redação, serão cobrados assuntos de conhecimentos gerais, sendo de caráter eliminatório e classificatório.
De acordo com o divulgado no documento, o concurso ofertará vagas nas áreas de Direito, Informática, Engenharia, Contabilidade, Administração, Estatística, Economia, Secretariado Executivo, Técnico em Informática, Técnico Administrativo, Técnico de Recursos Humanos, Psicologia e Serviço Social. O quantitativo específico ainda não foi anunciado, mas se especula que seja ofertado 13 vagas.