Após a aplicação das provas objetivas ocorridas neste último domingo, 30, os gabaritos preliminares já estão disponíveis para consulta, assim como o modelo da prova teórico-objetiva. A solicitação de recursos poderá ser realizada no período de 3 a 9 de fevereiro por meio do site da banca organizadora, a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec).
O CONCURSO
O edital do concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul foi oficialmente publicado no mês de novembro. Foram ofertadas 4 mil vagas para soldados, para atuação na polícia ostensiva do estado.
Para concorrer, os candidatos teriam que possuir formação no ensino médio completo, além de ter entre 18 e 25 anos até o último dia de inscrições e contar com habilitação na categoria “B”. A altura mínima exigida é de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
Durante a graduação de soldados, os aprovados terão uma remuneração de R$4.689,23, com 40h semanais. Já no Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), essa carga horária pode variar conforme o grade curricular de ensino e regimento interno.
AS PROVAS
A primeira etapa do concurso da Brigada Militar RS foi o exame intelectual, ocorrido no dia 30 de janeiro, no período matutino. Os participantes realizaram a prova contendo 50 questões a respeito de:
► Língua Portuguesa (dez questões);
► Legislação Específica (dez questões);
► Conhecimentos Gerais (dez questões);
► Matemática (dez questões);
► Direitos Humanos e Cidadania (cinco questões); e
► Informática (cinco questões).