fbpx
Início » Blog do Rico » Concurso Anvisa: diretor relata urgência para realização de concurso

Concurso Anvisa: diretor relata urgência para realização de concurso

Postado em 04 ago 2022 em Blog do Rico

Com a solicitação da realização de um novo concurso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, enviada ao Ministério da Economia no início do ano, o diretor-presidente do órgão, Antônio Barra Torres, por meio de uma entrevista concedida ao jornal O Globo, relata urgência para a ocorrência do certame.

 

“A Anvisa protege a saúde do cidadão e regula quase um quarto do PIB brasileiro. Para ser feito, o trabalho requer trabalhadores em número adequado. Se esse quantitativo não for ampliado, se não houver urgente concurso público, tanto essa proteção quanto a regulação serão ineficazes, insuficientes. Hoje, na Anvisa, não há. Simples assim”, declarou.

 

Ainda na pandemia, o órgão (responsável pela análise e aprovação de vacinas) teve de operar com o menor número de servidores já registrados em 20 anos. Entre o ano de 2017 e 2020, a Anvisa contou com uma diminuição de quase 12% no quadro de trabalhadores. Em 2021, a Agência possuía 1.580 funcionários, com um déficit de 94 profissionais – tendo, atualmente 107 vacâncias.

 

 

A SOLICITAÇÃO 

 

A Anvisa solicitou ao Ministério da Economia a autorização de um novo concurso público para o órgão, para poder suprir a carência presente, com o pedido de autorização de 107 vagas, sendo:

 

► Nível médio: técnico em regulação e vigilância sanitária (cinco vagas) e técnico administrativo (44); e

 

► Nível superior: especialista em regulação e vigilância sanitária (43) e analista administrativo (15). 

 

A solicitação do certame deste ano contou com um quantitativo de vagas maior em relação ao do ano passado, que era de 75 provimentos.

Notícias Relacionadas

Concurso Anvisa: diretor relata urgência para realização de concurso

Novo concurso foi solicitado no início deste ano ao Ministério da Economia.

Cursos Relacionados