O caminho do concurseiro é longo e desafiador. Nesse percurso, você precisa enfrentar diversos obstáculos: matérias complexas, tempo limitado de prova, taxas de inscrição e instabilidade financeira até a aprovação. Para muitos, a solução está em uma estratégia conhecida como “concurso escada”.
Se você tem alguma experiência, já deve conhecer esse termo. O concurso escada caracteriza concursos de nível intermediário – o primeiro degrau na carreira de muitos concurseiros. Normalmente são vagas de nível médio, em prefeituras ou cargos específicos em cidades menores.
O Concurso Escada é Recomendado para Todo Mundo?
No percurso do concurseiro, é muito comum encontrar candidatos focados em editais grandes, como Magistratura ou Tribunais. Porém, muitas pessoas decidem estudar para concurso sem ter clareza da carreira que querem seguir. Por isso, o primeiro passo para decidir fazer ou não um concurso escada é entender sua situação atual.
Pergunte-se:
► A minha situação profissional atual me agrada? (satisfação com o trabalho, remuneração justa, realização profissional);
► Tenho disposição para estudar 2 ou 3 anos até a publicação do edital dos meus sonhos? Quais serão os impactos na minha vida?
► Já defini a área que quero seguir na carreira pública?
Com essas respostas, o caminho ficará muito mais claro e a decisão será consequência natural. Se sua escolha for um concurso grande, tenha clareza que o processo demorará mais do que o imaginado. Por isso, avaliar sua situação atual é fundamental. O concurso escada pode ser uma excelente alternativa se você estiver desempregado, em um emprego insatisfatório ou em situação financeira delicada.
Vantagens do Concurso Escada
A principal vantagem é a estabilidade enquanto você se prepara para o concurso dos sonhos. Se você trabalha na iniciativa privada, o número de horas disponíveis para estudar é normalmente reduzido, e a possibilidade de demissão por queda no rendimento gera uma carga invisível de estresse.
Outro benefício importante é a carga horária reduzida. Com jornadas de 4, 6 ou 7 horas diárias, você consegue mais tempo para estudar. O foco não será o salário elevado, mas a segurança e disponibilidade de horário para se preparar para o concurso alvo.
Uma dica valiosa é escolher uma carreira que tenha matérias relacionadas ao seu concurso final. Lembre-se que, nesse caso, o cargo é temporário – os concurseiros mais experientes costumam dizer que esta é a única carreira em que você entra querendo sair.
Garantir primeiro a estabilidade também é uma estratégia inteligente para administrar possíveis frustrações, seja por não ser aprovado de primeira ou pelo atraso na publicação do edital esperado.
Oportunidades Atuais: Concursos escada com Edital Aberto
UFSC: A Universidade Federal de Santa Catarina está com edital aberto para preenchimento de 73 vagas. As inscrições estão abertas até o dia 13 de fevereiro de 2025 (23h59).
Câmara Municipal de Princesa: Com vagas de Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Controlador Interno e Contador Legislativo, essa oportunidade é interessante porque todas as vagas têm carga horária de 10h ou 20h semanais. Para saber mais sobre o concurso, acesse o edital.
FHJA: A Fundação Hospitalar José Athanázio abriu edital para contratação em diversos cargos, com carga horária de 20 a 40 horas semanais. As inscrições estão abertas até o dia 26 de fevereiro de 2025 e podem ser feitas através do site da AprenderSC.
IBAMA: O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis está com vagas abertas para Analistas Administrativos e Ambientais. Esse não é um concurso de baixa complexidade, mas é uma alternativa para concurseiros que já tem um certo grau de experiência.
Se você está procurando uma forma de conseguir um trabalho imediatamente, a carreira pública não é para você. Mas, se quer conquistar uma carreira estável, lembre-se que o concurseiro é o concursado que não desistiu.
Ainda em dúvidas sobre como começar? Comece aqui!