fbpx
Início » Blog do Rico » 3 estágios do Concurseiro: em qual você está? 

3 estágios do Concurseiro: em qual você está? 

Postado em 21 fev 2025 em Blog do Rico

A preparação do concurseiro começa muito antes da prova. Para ter sucesso e conquistar o tão sonhado cargo público, é importante identificar em qual estágio você se encontra.

Nesse artigo você vai conhecer os 3 estágios que todo concurseiro passa até conquistar a aprovação no concurso do sonho.

 


Quem são os concurseiros?

 

Existem três perfis principais de pessoas que buscam uma carreira no serviço público:

 

► Recém-formados: estudantes que acabaram de concluir o ensino médio ou a graduação, geralmente motivados por influência familiar, de amigos ou da própria área de formação;

 

► Profissionais estabelecidos: pessoas com carreiras consolidadas que buscam novos desafios ou maior segurança, considerando o serviço público como alternativa à instabilidade do mercado privado;

 

► Profissionais em transição: pessoas desempregadas ou insatisfeitas que buscam estabilidade na carreira pública.

 

Ainda que as motivações de cada um sejam diferentes, os estágios de preparação são os mesmos para todos.


1. O concurseiro Iniciante

 

É aquele que decidiu recentemente prestar concurso ou acabou de finalizar seus estudos. Ainda não possui conhecimento sobre o funcionamento do mercado de concursos e não definiu um planejamento claro. 

Se esse é o seu perfil, isso significa que você tem um longo caminho a percorrer e a preparação será fundamental. Você está começando “do zero” e por isso precisa conhecer um mundo completamente novo.

 

Nessa fase, você deve: 

 

►  Definir a carreira desejada;

►  Pesquisar sobre a carreira e a instituição;

►  Avaliar a compatibilidade com as atividades da função;

►  Conhecer as matérias cobradas nas provas;

►  Entender a rotina de estudos necessária;

 


2. O Concurseiro em transição

 

O segundo estágio é aquele em que os profissionais já estão mais maduros e buscam mudança de carreira por insatisfação com o trabalho atual, falta de perspectivas ou desejo de novos desafios. Geralmente têm clareza sobre seus objetivos, mas podem ter medo de fazer essa transição.

 

O que fazer? 

 

Se você está nesse estágio, pesquise muito sobre a carreira que escolheu, leia sobre a rotina de trabalho, tente conversar com pessoas que atuam na área e considere procurar ajuda profissional para entender se tem perfil ou vocação para a carreira que busca.

Tenha consciência de que passar em um concurso é uma tarefa difícil, geralmente demorada e que, para isso, será necessário ter muito foco e dedicação.

Se simplesmente quer mudar de vida, mas não sabe para onde ir e que carreira seguir, você ainda é um concurseiro iniciante.


 

3. O Concurseiro Veterano

 

O concurseiro veterano já entendeu como o universo do concurso público funciona, sabe muito bem qual carreira quer seguir e o que fazer para chegar até lá. São candidatos que já fizeram algumas provas de concursos e estão familiarizados com as regras da banca, das provas e da preparação.

 

Neste estágio você já:

 

►  Domina as regras das bancas e tipos de provas;

►  Desenvolveu estratégias de estudo eficientes;

►  Lida melhor com eventuais reprovações;

►  Entende a necessidade de disciplina e consistência.

 

Independentemente do estágio, é fundamental ter uma visão realista do processo. A aprovação em concursos públicos é desafiadora e geralmente requer entre um ano e meio a dois anos de preparação dedicada.

 

Quer mais dicas sobre preparação para concursos? Assine nossa newsletter gratuita e receba conteúdo exclusivo toda semana!

Notícias Relacionadas

É oficial: banca definida para o concurso da PF Administrativo!

O CEBRASPE foi escolhida como banca organizadora do novo concurso da PF Administrativo.

Carreira no TCE/SC: O que você precisa saber

Saiba mais sobre o Tribunal de Contas de Santa Catarina e a carreira de Auditor Fiscal de Controle Externo.

Edital publicado: Superior Tribunal Militar

O Superior Tribunal Militar (STM) publicou edital de seu novo concurso público.

STF Valida Exigência de Nível Superior para Técnicos Judiciários: Entenda a Decisão

O STF rejeitou a ADI 7709 e consolidou a exigência de Ensino Superior completo para ingresso na carreira de técnico judiciário no Poder Judiciário da União.

Cursos Relacionados